394-2022-11

43 AutoData | Novembro 2022 culos importados – e a chinesa com um estande só de modelos 100% elétricos. A Ford tinha participado do evento pela última vez no fim de 2017, cerca de um ano antes de anunciar o fechamento da fábrica de São Bernardo do Campo, SP, e sua saída do mercado nacional de caminhões – que precedeu a decisão, anunciada em 2021, de encerrar todas as operações industriais no País. Agora como importadora a Ford foca seus esforços no mercado de comerciais leves, para o qual criou a divisão Ford Pro, que levou para a Fenatran toda a linha de vans e furgões Transit, montados em instalações da Nordex, no Uruguai, e por isto isentos de imposto de importação. “Lançamos a linha Transit no Brasil há umano e estamos contentes comos resul- tados até aqui, mas não totalmente satis- feitos”, diz Rogelio Golfarb, vice-presidente da FordAmérica do Sul. “Queremos ir além e por isto estamos lançando a opção de câmbio automático e em 2023 traremos a versão chassi-cabine.” Também fez sua estreia no Brasil, na Fenatran, a e-Transit, versão a bateria da van que aproveita a isenção do imposto de importação sobre veículos elétricos para tentar a sorte no mercado brasileiro. O modelo já está em testes no País e as vendas devem começar em 2023, inicial- mente só para frotistas. No caso da JAC todas as apostas são nos veículos comerciais elétricos. O Grupo SHC, de Sérgio Habib, importador oficial JAC desde 2010, voltou à Fenatran este ano com três novos modelos 100% elé- tricos: o caminhão semipesado E-JT 18.0, com PBT de 18 ou 26 toneladas, a picape E-JP 8 e a van de luxo para sete passagei- ros E-JV 7L. Eles se juntam a outros cinco modelos comerciais elétricos da JAC que já estavam à venda. Habib avalia que o mercado de veícu- los comerciais é o que temmaior poten- cial para os elétricos no Brasil. Segundo ele a JAC pretende, já em 2023, vender mais modelos comerciais elétricos do que automóveis: “A projeção mais conserva- dora é de 1 mil unidades comercializadas. Este ano, apenas com os caminhões de 7,5 e 8,5 toneladas, venderemos quinhen- tos veículos”. IMPLEMENTOS “A Fenatran superou em muito a ex- pectativa que a indústria tinha. Foi a me- lhor feira de todos os tempos. O interesse do público foi imenso e a isso se somou a demanda dos empresários por produtos mais modernos e eficientes oferecidos

RkJQdWJsaXNoZXIy NjI0NzM=