394-2022-11

42 Novembro 2022 | AutoData EVENTO » TRANSPORTE tande na Fenatran o pesado FM elétrico, de 40 toneladas, com autonomia de 300 quilômetros, que na Europa é vendido para aplicações de entregas urbanas diurnas. Não há previsão divulgada para introdução de caminhões elétricos Volvo no Brasil, mas Alm repete que é algo para “breve”. DAF “Também temos foco na descarboniza- ção commodelos a gás, elétricos e célu- las de hidrogênio”, diz, pragmático, Lance Walters, presidente da DAF Brasil. “Estas tecnologias serão introduzidos conforme a demanda e necessidade dos clientes.” A DAF também trouxe um elétrico ao SP Expo, uma versão do modelo médio LF vendida na Europa. Enquanto os elétricos não vêmWalters comemora o crescimento acelerado da mais nova fabricante de caminhões no País, que começou a exibir seus produtos pela primeira vez na Fenatran em 2011 e instalou fábrica em Ponta Grossa, PR, há dez anos: “Fecharemos o ano com sessenta pontos de atendimento, incluin- do concessionárias DAF e lojas TRP [de peças de reposição]. Para 2023 teremos de seis a dez instalações a mais. Além disso prevemos aumento de 15% a 20% na produção do ano que vem, dois terços para o mercado doméstico e o restante para exportação”. FORD E JAC Dois fabricantes de veículos fizeram sua reentrada na Fenatran este ano: Ford e JAC Motors, ambas somente com veí-

RkJQdWJsaXNoZXIy NjI0NzM=