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40 Novembro 2022 | AutoData EVENTO » TRANSPORTE com a supervisão do motorista. Mas a en- genharia brasileira da Mercedes-Benz, em conjunto com a Lume Robotics, mostrou um passo além nesta Fenatran: exibiu o primeiro caminhão autônomo nível 4, um Atego que sequer precisa de ummotorista a bordo, para operações internas em ar- mazéns logísticos de um cliente, a Ypê. Diz Karin: “Estamos sempre atentos a soluções com custo interessante que poderemos incorporar em outras partes do mundo onde atuamos”. IVECO Gerrit Marx, CEO mundial do Grupo Iveco, destaca o potencial do mercado brasileiro: “A América Latina é a divisão mais estratégica para nós fora da Europa e o Brasil sozinho é responsável por 60% das vendas na região. Há um grande potencial aqui, com mercado que em breve pode alcançar 170 mil caminhões/ano”. A Iveco promete colocar aomenos um veículo com propulsão alternativa mais limpa que o diesel em todas as suas linhas de produtos no Brasil. As suas versões Na- tural Power fazemuma aposta dupla, com eletrificação para veículos leves e aplicação de motores a gás natural, ou biometano, para caminhões pesados, como é o caso do novo S-Way já disponível com seumotor a gás de 460 cv– omais potente da categoria com autonomia para 500 quilômetros. Para os furgões o representante Na- tural Power apresentado pela Iveco é o e-Daily, elétrico importado que começou a ser vendido no Brasil durante a Fenatran, aproveitando a isenção de imposto de importação. Ainda no campo da eletrificação a Iveco aproveitou o evento para anunciar que vai replicar no Brasil a parceria global com a Hyundai, para o desenvolvimento de veículos comerciais elétricos alimentados por células de hidrogênio, fornecidas pela fabricante coreana. “Já rodamos em testes 5 milhões de quilômetros com veículos a hidrogênio”, diz Ken Ramirez, presidente da Hyundai

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