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39 AutoData | Novembro 2022 “Fomos além da legislação [do Pro- conve P8] e adotamos muitos novos sis- temas de segurança e conectividade”, diz Cortes. A VWCO condensou os avanços de sua engenharia no caminhão-conceito extrapesado Optimus, baseado no cavalo mecânico 6x4 Volkswagen Meteor 29.530 com nova motorização Euro 6 de 530 cv, que pode rodar comdiesel ou HVO – com- bustível renovável e de baixa emissão de CO2, feito de óleo vegetal hidrogenado. O Meteor Optimus assimila pacote de tecnologias modernas que inclui retrovi- sores externos substituídos por câmaras, defletores para reduzir a resistência aerodi - nâmica, câmara frontal demonitoramento, quadro de instrumentos digital e ajuste elétrico do banco do motorista: “Apresen- tamos este conceito em primeira-mão na Fenatran e poderemos comercializar se houver interesse dos clientes”. MERCEDES-BENZ Também estiveram presentes muitos dos CEOs mundiais das empresas, que reforçaram a importância domercado bra- sileiro de caminhões em suas operações – para a maioria das empresas o Brasil é o primeiro ou segundo maior mercado, o que justifica os investimentos em avan - ços tecnológicos aqui assimilados mais rapidamente em caminhões do que nos automóveis. Uma das altas lideranças presente foi Karin Rådström, CEO global da Mercedes- -Benz Trucks, que resumiu omotivo de sua visita à feira: “O Brasil é o maior mercado mundial de caminhões Mercedes-Benz. Se quisermos ser bem-sucedidos no mundo precisamos dar certo aqui”. Sem nenhuma previsão de vender elé- tricos por aqui a Mercedes-Benz, mais antiga fabricante de caminhões em ativi- dade com 66 anos de produção no País, apresentou toda a sua nova linha Euro 6 e trouxe diretamente do IAA, na Alemanha, seu primeiro pesado elétrico para exibição no SP Expo, o e-Actros, que promete au- tonomia de até 400 quilômetros. “Para o Brasil precisamos antes preparar a infraestrutura para os elétricos. O veículo é o menor dos problemas, precisamos de incentivos para que a nova tecnologia faça sentido para o cliente”, observa Karin. “No IAA revelamos as tendências e o futuro dos transportes, na Fenatran entregamos para os clientes muitos desses produtos. Viemos aqui para fazer negócios.” Em outra frente tecnológica importan- te, Volvo, Mercedes-Benz, Scania VWCO já desenvolveram no Brasil caminhões com direção autônoma para aplicações específicas na colheita de cana-de-açúcar,

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