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31 AutoData | Novembro 2022 Zoe, acelerou a participação na catego- ria com os lançamentos do Kwid e do Kangoo elétricos. Além disto promoveu downsizing, redução de cilindrada aliada à melhoria de eficiência, na linha Captur, Duster e Oroch, que adotaram propulsor 1.3 turbo. Nas outras duas marcas de origem francesa Briganti destaca que trouxeram veículos comerciais elétricos na reta final da primeira fase do programa, caso do Citroën Ë-Jumpy e do Peugeot e-Expert. Quanto ao Peugeot 208 elétrico o consul- tor avalia que o modelo acabou vendendo muito pouco comparado aos concorrentes. Nos carros de entrada Briganti pon- Grupo A (Requisitos Gerais) 2018 2022* A1. Proteção impacto lateral - - A2. Sistema de controle de estabilidade ESC 40,7% 83,1% A3. Indicador de direção lateral 47,8% 62,9% A4. Farol de rodagem diurna DLR 28,4% 66,7% A5. Aviso de não afivelamento do cinto - motorista 92,7% 100,0% A6. Indicação de frenagem de emergência ESS 53,0% 85,2% A7. Sistema de alerta ou visibilidade traseira (câmera ou aviso sonoro) 38,9% 57,0% Grupo B (Requisitos Inovadores) 2018 2022* B1. Proteção impacto lateral em poste - - B2. Proteção para pedestres - - B3. Sistema de frenagem automático de emergência - obstáculo móvel 1,0% 26,2% B4. Sistema de frenagem automático de emergência - obstáculo fixo 1,0% 26,2% B5. Alerta de afastamento de faixa de rodagem LDWS 1,8% 19,4% B6. Proteção impacto frontal para caminhonetes e utilitários - - Grupo C (Requisitos Inovadores Alternativos) 2018 2022* C1. Sistema de frenagem automático de emergência - pedestres 1,0% 26,2% C2. Sistema de frenagem automático de emergência - ciclistas 1,0% 26,2% C3. Assistente de permanência em faixa de rodagem LKAS 0,8% 15,6% C4. Monitor de sonolência ou distração do motorista 1,7% 19,3% C5. Controle de cruzeiro adaptativo 0,8% 16,1% Mais segurança a bordo Adoção de sistemas previstos no Rota 2030 - participação nas vendas 1. Metas de adoção Grupo A: 65% em 2022, 75% em 2023, 80% em 2024, 85% em 2025, 90% em 2026 2. Metas de adoção Grupo B e C: a definir nas próximas duas fases do Rota 2030 3. Desconto de 1 pp no IPI em 2023 para adoção antecipada de 100% do Grupo A + 6 itens dos Grupos B e C * Estimativa | Fonte: Bright Consulting dera que eles normalmente já têm boa eficiência energética, devido à baixa potência, cilindrada e peso menores: “Estamos falando de carros que fazem 14 km/l, 15 km/l”, pontua. Para melhorar a participação deles na média geral de eficiência da marca o consultor diz que as montadoras aplicam descontos maiores, para que estes vendam mais e compen- sem a venda de carros “mais beberrões”, que têm baixa eficiência energética e podem comprometer a eficiência geral empresa. Briganti diz que no caso da Volkswa- gen até abril estava “bastante distante” de atingir a meta: “Pelo alto volume de

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