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30 Novembro 2022 | AutoData INDÚSTRIA » POLÍTICA SETORIAL que o sistema em breve chegará às Big 3 Fiat, Volkswagen e Chevrolet. O especialista da Bright informa que o Programa Rota 2030 estabelece um fator de ponderação, dependendo da tecno- logia adotada. De acordo com Briganti, a ABNT, Associação Brasileira de Normas Técnicas, pode qualificar um automóvel hí - brido leve como híbrido convencional, que combina motores a combustão e elétrico, desde que ele comprove ser pelo menos 2%mais eficiente do que o mesmo veículo equipado apenas commotor a combustão. Graças a este requisito Briganti escla- rece que algumas fabricantes, incluindo Jaguar Land Rover, Mercedes e Subaru, conseguem enquadrar seus híbridos le- ves de 48 V como híbridos convencio- nais, e assimmelhoram a eficiência geral da marca: “Funciona como um multipli- cador. É como se você vendesse mais daquele carro”. CORRIDA PARA A ELETRIFICAÇÃO Uma das marcas que investiram forte- mente em eletrificação foi a Caoa Chery. A empresa trouxe da China o subcom- pacto elétrico iCar e lançou uma ofensiva de modelos híbridos. Só do iCar foram vendidas 769 unidades de junho a outu- bro, 596 unidades apenas em setembro. Briganti aponta que trata-se de número expressivo, principalmente levando-se em consideração o volume total de vendas da marca, cerca de 30 mil unidades em dez meses até outubro. Além do subcompacto elétrico a Caoa Chery investiu na hibridização da linha de SUVs Tiggo e no sedã Arrizo 6. Enquanto os SUVs Tiggo 5X e Tiggo 7 e o sedã Arrizo 6 receberam tecnologia híbrida leve, que combina motor flex e sistema elétrico de 48 V, o Tiggo 8 veio com sistema híbrido plug-in, com mais autonomia em tração puramente elétrica e possibilidade de recarregar as baterias na tomada. Tiggo 5X e 7 são produzidos em Anápolis, GO, e o Tiggo 8 e o Arrizo 6 são importados da China. Ainda com relação ao Tiggo 8 a versão híbrida plug-in registrou praticamente o dobro de vendas com relação ao modelo commotor a combustão nos últimos dois meses: em setembro e outubro, enquanto omodelo convencional teve 876 unidades emplacadas o híbrido computou 1 mil 695. Briganti destaca que a Kia também “deu um salto” em termos de eficiência energé - tica graças especialmente ao recém-che- gado Niro, SUV híbrido que demonstrou eficiência energética “espantosa”, segundo o consultor: “Eu estava esperando efici - ência em torno de 1,25 mJ/km e o Niro veio com 1,1 mJ/km”. Com o resultado a importadora excedeu “com folga” a meta do Rota 2030, “o que é considerável para uma marca que há um ou dois meses não estava batendo a meta”. AKia contou tam- bém com o Stonic, outro SUV híbrido leve, para atingir a meta. A Renault, que já oferecia o elétrico Divulgação/Caoa

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