394-2022-11

21 AutoData | Novembro 2022 2023 MELHOR QUE 2022 Mas Lima Leite é ainda mais otimista: em conversas com fontes ligadas ao setor financeiro o que ouviu é que há projeções de crescimento de 10%do desempenho do mercado: “Independentemente do índice a convicção é de que 2023 será melhor do que 2022. Temos um cenário de redução do desemprego e da taxa de juros, que é importante para a concessão de crédito, e a expectativa de um PIB um pouco maior, podendo até surpreender”. O presidente da Anfavea citou alguns fatores que podem jogar contra, como um novo soluço na cadeia de suprimentos que poderia gerar efeito negativo no ritmo de produção, bem como possíveis compli- cações na economia. De toda forma seu otimismo se sobrepõe às adversidades e sua expectativa é de desempenho positivo. Fez eco ao seu discurso a análise de outros executivos que participaramdoCon- gresso. Roberto Braun, diretor de relações governamentais daToyota, concordou com a alta de 5% nas vendas e, mais importante, considerou a manutenção da trajetória as- cendente do mercado brasileiro. MauroCorreia, emseu últimoCongresso AutoData comoCEOda Caoa – emdezem- bro será sucedido por Carlos Alberto de Oliveira Andrade Filho mas permanece na empresa como vice-presidente –, projetou crescimento de 5% a 10% nas vendas do ano que vem após o empate de 2022 com 2021. RicardoGondo, presidente da Renault do Brasil, disse ter a mesma expectativa. Ciro Possobom, COO da Volkswagen do Brasil, disse acreditar em um 2023 com “otimismo cauteloso” e não arrisca umpor- centual. Seu objetivo é dar um salto maior do que omercado e recuperar participação perdida em2022, pelo fatode a sua empresa ter sido uma das mais prejudicadas pela crise dos semicondutores este ano, com queda de 19,6% nas vendas até setembro e a participação recuando de 15,4% no acu- mulado dos primeiros novemeses de 2021 para 13,1% em igual período deste ano. Da mesma forma Santiago Chamorro, presidente da General Motors América do Sul, apostou em ano de recuperação para as vendas e produção. A companhia lança, no começo do ano, sua picape Chevrolet Montana e tem grande expectativa: só a produçãonacional crescerá 15%coma intro- dução do novomodelo, calcula o executivo. REORGANIZAÇÃO REGIONAL DA GM Também integram o planejamento da GMpara o ano quevema reorganização da produção de sua sede emSão Caetano do Sul, SP, que foi preparada justamente para receber a Montana. Chamorro disse que este plano é oGolden Sites, aplicado a uma

RkJQdWJsaXNoZXIy NjI0NzM=