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15 AutoData | Novembro 2022 Por quanto tempo somente o Polo será produzido em Taubaté? Taubaté voltou a trabalhar em dois tur- nos completos para fazer o Polo [e Gol e Voyage até o fim de 2022], é o suficiente para continuar assimpor umbom tempo. Outromodelo sómais para frente. Já es- tamos trabalhando emnovos carros para os próximos cinco a seis anos e ainda não decidimos qual pode ir para lá. A Volkswagen sofreu com muitas pa- ralisações da produção este ano. Este problema foi contornado? Não tivemosmais paradas e nomomento todas as fábricas [Taubaté, São Bernardo do Campo e São Carlos, SP, e São José dos Pinhais, PR] estão operando normal- mente emdois turnos cheios. Isso depois das várias dificuldades que enfrentamos este ano por falta de peças. E para 2023 qual é o cenário produtivo? Esperamos aumentar os volumes de pro- dução, será melhor do que 2022, que foi muito ruim. Todos osmeses foramdifíceis e só este novembro está sendo surpre- endentemente bom, nossos pedidos de peças estão sendo atendidos. Mas isso não quer dizer que será perfeito, ainda está longe disso, não será igual a antes da pandemia. E para SãoBernardoquais são os planos? Também estamos em dois turnos mas não conseguimos produzir todos os car- ros que queremos por falta de capaci- dade. Por isto transferimos uma parte da produção do Polo para Taubaté, para abrir espaço e deixar outros crescerem. Com istoVirtus, Nivus e Saveiro ganham mais volumes e devemvir commais força para o mercado no ano que vem. Como se comportou este ano a fábrica de São José dos Pinhais, onde é produ- zido o SUV T-Cross? Não parou tanto quanto as outras mas também tivemos problemas até o meio do ano. Agora estámelhor, mas podemos fazer um pouco mais lá também. Os grandes fabricantes globais de veí- culos centralizam na matriz as compras de semicondutores e depois alocam a parte que cabe a cada subsidiária. A VolkswagendoBrasil conseguiunegociar fornecimento maior? Não tivemos todas as peças que gos- taríamos de ter, nem nós ou a China, nem os Estados Unidos ou a Alemanha. Nós sofremos cortes importantes de “ Já estão faltando clientes e a briga comercial está mais forte. Mas isso não surpreende: com a oferta estabilizada a briga pelos clientes será maior.”

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