394-2022-11

14 FROM THE TOP » CIRO POSSOBOM, COO VOLKSWAGEN BRASIL Novembro 2022 | AutoData Qual é a expectativa com relação ao recém-apresentado Polo Track? O Polo Track tem a importante missão de reforçar nossa posição no segmento de entrada do mercado com um carro maior, 40 centímetros mais comprido e 20 centímetros mais largo do que o Gol, designmoderno, mais seguro, muitomais tecnologia e conteúdo, mais airbags e sistema multimídia. Tambémémuito ro- busto: tivemos esta preocupação porque o Gol é sinônimo de carro robusto, o Polo Track herda esta qualidade e a reforça, por isso ampliamos os ângulos de en- trada e de saída na comparação com o novo Polo. Enfim é um produto superior que vem substituir o Gol à altura, e pelo mesmo preço. Mas o Polo Track substitui o Gol names- ma altura de preço, quase R$ 80 mil. Existem outras opções de entrada no mercado quase R$ 10 mil mais baratas. Não se preocupa com esta faixa mais baixa do mercado? Um Volkswagen é diferente de outras marcas: precisa comparar espessura de chapa, qualidade de pintura, durabilida- de do carro, segurança, quantas estre- las tem [nos testes do Latin NCAP], em quantosmetros o carro freia... Quantovale tudo isto? Custa dinheiro e é importante colocar na comparação. O Polo Track tem qualidade superior em um carro de entrada. Óbvio que dá para fazer mais barato, mas se perde muito, não seria um Volkswagen. O Polo Track é construído sobre uma versão simplificada da MQB, a plata - forma global do Grupo VW. O que foi simplificado? Existem itens que estão emcarros muito mais caros de uma mesma gama, mas não estão nas versões mais baratas de carros construídos sobre estamesma pla- taforma. No Polo Track retiramos alguns desses itens para baratear omodelo. Mas omodelo não perdeu desempenho nem segurança comestas adaptações, inclusi- vemantevemuitos dos sistemas do Polo. Paraproduzirveículos sobre aplataforma MQBa fábricadeTaubaté recebeuaporte superior a R$ 1 bilhão. Este investimento contou com incentivo fiscal de desconto no ICMS do programa IncentivAuto do governo paulista? Não recebemos nada, não vi nenhum incentivo aqui, mas os créditos tributá- rios [de ICMS] continuam pendurados, é um problema bem sério para todas as montadoras com operações no Es- tado de São Paulo. Quando fizemos o investimento pedimos a liberação de uma parte desses créditos, fizemos um acordo, mas não liberaram. É um problemas que nós gostaríamos de endereçar ao próximo governo para começar a liberar esses créditos nos próximos anos: são bilhões que são das empresas, poderíamos fazer muita coisa com esses recursos. “ O Polo Track tem a importante missão de reforçar nossa posição no segmento de entrada do mercado com um carro maior e melhor do que o Gol.”

RkJQdWJsaXNoZXIy NjI0NzM=