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97 AutoData | Outubro 2022 de caminhões no País –, construção civil e entregas urbanas, execução de obras de infraestrutura, avanço crescente das exportações, necessidade de renovação da frota que envelheceu, continuidade das compras de ônibus pelo programa Cami- nho da Escola, regulamentação do Re- novar que poderá tirar caminhões velhos de circulação e, por fim, novas ofertas de negócios em ascensão, como as assina- turas para locação de veículos comerciais. “Todos esses fatores positivos estão sobre a mesa e devem acontecer inde- pendentemente de qual seja o governo eleito em outubro”, assinala Cortes, para justificar seu otimismo sempre acima de qualquer pessimismo. Na bem mais curta lista de riscos ao crescimento em 2023 Cortes cita os mes- mos problemas que já afetaram o desem- penho este ano. Estão no horizonte possí- veis novos surtos da covid-19 que fazem países, como a China, decretarem fecha- mentos de cidades inteiras, bem como os efeitos colaterais da guerra na Ucrânia que contrata crise energética na Europa. Tam- bém seguem preocupantes as variações de entrega de insumos e componentes, especialmente os semicondutores. Aentrada nomercado dos novos veícu- los commotorização Euro 6, para atender à legislação brasileira de emissões para veículos pesados Proconve P8 que entra em vigor a partir de janeiro, é outro fator que pode resfriar o mercado devido aos preços de 15% a 20%mais altos dos novos modelos: “Preço mais caro é um fator de contração, mas com o tempo o mercado se ajusta porque o consumidor também entende os benefícios que as novas tec- nologias trazem”. Opresidente daVWCOdiz esperar cres- cimentomoderado da economia em2023, com avanço do PIB em torno de 1,5%, “o que será um resultado interessante para o mercado de caminhões e ônibus”. Ele espera ainda que a inflação medida pelo IPCA recue para a casa de 5%, fazendo a taxa básica de juros, Selic, tambémdescer para cerca de 9% no fim do ano que vem, com cotação do dólar estável em R$ 5,25. “ É difícil fazer qualquer previsão neste momento, mas temos mais fatores positivos do que negativos, o que nos leva a acreditar em um bom desempenho dos veículos comerciais em 2023.” Roberto Cortes, presidente BOA PREPARAÇÃO PARA 2023 A VWCO entrará no próximo ano bem preparada, com o portfólio de produtos completamente renovado após concluir o maior programa de desenvolvimento de novos veículos de sua história de 40 anos, que envolveu investimentos de R$ 1 bilhão, ou metade do programa de R$ 2 bilhões no período 2021-2025. A linha 2023 de veículos chega com o lançamento de mais de trinta novos caminhões com motores Euro 6, mais potentes e econômicos, combinados com a adoção de novas tecnologias. A família de chassis de ônibus também foi renovada: “Este investimento que fizemos nos dá segurança para aproveitar todas as oportunidades do mercado, pois os clientes vão atrás de produtos que agre- gam valor ao negócio”. Sobre o R$ 1 bilhão que ainda falta gas- tar do ciclo de investimento Roberto Cortes informa que serão direcionados princi- palmente para a renovação constante de produtos e adoção de mais tecnologias, incluindo eletrificação, sistemas de assis - tência e direção autônoma, caminhões autônomos e, cada vez mais, digitalização e conectividade.

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