393-2022-10

96 Outubro 2022 | AutoData U sando a analogia do nível de um copo para descrever o desempe- nho de uma empresa e seu mer- cado, pode-se dizer que o copo da Volkswagen Caminhões e Ônibus está mais cheio do que vazio quando se olha para 2023. Roberto Cortes, presidente da da empresa, comprova a tese com uma lista sobre sua mesa que enumera uma dúzia de fatores que constatam o cresci- mento do setor de caminhões e ônibus no próximo ano, e outra com menos de meia dúzia de riscos. “As vendas de caminhões devem fechar este ano no mesmo nível de 2021 e as de ônibus estão subindo mais, o que avaliza a projeção da Anfavea de crescimento de 2% nas compras totais de veículos pesados em 2022”, observa Cortes. “Já para o pró- ximo ano é difícil fazer qualquer previsão acertada nestemomento, mas temos mui- to mais fatores positivos do que negativos no horizonte, o que nos leva a acreditar em um bom desempenho dos veículos comerciais em 2023.” Dos fatores que devem impulsionar o mercado brasileiro o executivo elen- ca vários, a começar pela melhora ou o fim da pandemia de covid-19, que deve Por Pedro Kutney Mais razões para crescer do que para cair Após renovação completa da linha de produtos VWCO prevê mercado de caminhões e ônibus em ascensão Divulgação/VWCO PERSPECTIVAS 2023 » VWCO seguir com o término do ciclo de aperto monetário e taxa de juros em queda com a inflação mais bem comportada, permi - tindo a retomada do crescimento perdido em 2016/2017 que foi interrompida pela pandemia em 2020. Cortes também prevê a continuação do impulso nas compras de caminhões por setores do agronegócio – que deve continuar a concentrar no segmento de extrapesados mais de 50% das vendas

RkJQdWJsaXNoZXIy NjI0NzM=