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94 Outubro 2022 | AutoData P assada a tormenta do fim do ano passado e do início deste a Scania conseguiu retomar seus planos de crescimento. Aescassez de semicon- dutores acertou em cheio a fabricante de caminhões e ônibus, que se viu obrigada a redesenhar componentes e a reformular as compras, que antes eramdosadas de acor- do coma demanda e foramalteradas para garantir a disponibilidade, com estoques. Feitos os ajustes e retomada a produção a visão, agora, é aproveitar as oportunidades. Christopher Podgorski, CEO da Scania LatinAmerica, afirma que asmedidas com - pensaramemparte as perdas de produção: “Faz seis meses que tudo o que planeja- mos nós produzimos. Até o último dia de dezembro a produção está comprometida, entregaremos tudo o que está alocado”. Ainda serão veículos Euro 5, que só po- dem ser produzidos até o fim deste ano, depois entra emvigor o Proconve P8, nova fase da legislação brasileira de emissões, que exigirá o uso de motorização Euro 6, mais cara. Podgorski admite que, este ano, por falta de estoques, não será possível atender totalmente à corrida para comprar osmodelosmais baratos, como aconteceu em2011 quando houve a transição do Euro 3 para o Euro 5. Em janeiro os trabalhadores do chão de fábrica saem de cena, em férias coletivas, e entra em campo a equipe que realizará a manutenção, validação e instalação fi - nal para a produção da linha de veículos commotorização Euro 6: “Nos onzemeses seguintes temos que trabalhar sem inter- rupção, na capacidade máxima”. Por Soraia Abreu Pedrozo Novos ventos a favor Após se ajustar à escassez de chips a Scania entra em 2023 com nova linha de veículos Euro 6 e otimismo embalado pelo agronegócio BRASIL EM VANTAGEM Podgorski avalia que o Brasil tem ca- racterísticas que podem contar a seu fa- vor no atual contexto global: “A disrupção provocada pela guerra na Ucrânia trouxe vantagens ao País, que hoje parece um oásis emsegurança energética e alimentar. Temos nossa coleção de problemas, mas esses dois pontos estão tirando o sono do europeu, o inverno está chegando e ele não sabe se terá gás para esquentar a casa, assim como se faltará alimento. E o investimento externo continua entrando aqui, e não só o especulativo: emprocessos produtivos”. É o caso da Scania, que para lançar a nova linha de caminhões e ônibus Euro 6 já gastou mais de dois terços de seu ciclo de investimento de R$ 1,4 bilhão no período 2021-2024. Foram investidos R$ 1 bilhão Divulgação/Scania PERSPECTIVAS 2023 » SCANIA

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