393-2022-10

76 Outubro 2022 | AutoData N em as incertezas políticas e eco- nômicas ou mesmo os desafios enfrentados neste ano desviaram a Toyota do seu caminho. Rafael Chang, presidente da empresa no Bra- sil, confirmou no início de outubro aquilo que já projetava um ano antes. E foi além: “Neste momento estamos no meio de planejamento de três a cinco anos para o Brasil”. Ainda sempoder dizer claramente qual será este planejamento Chang acenou positivamente para a ideia de que se trata de um novo ciclo de investimentos para aumentar a capacidade produtiva e, tam- bém, para fabricar novos veículos aqui. “Ainda não posso dizer quais serão os objetivos da Toyota para o próximo ano mas, com certeza, serão melhores do que em 2022.” Este ano, mesmo com a dificuldade para atender plenamente à demanda por causa da falta de peças, sobretudo se- micondutores, a Toyota já dá como certa vendas de mais de 195 mil unidades e, “dependendo do nosso estoque, podemos chegar até o fim de dezembro muito mais perto das 200 mil unidades”. CONFIANÇA NO CRESCIMENTO A única projeção que o executivo da Toyota não acertou no ano passado foi Por Leandro Alves Ano para novo investimento O bom desempenho da Toyota em produção, exportações e vendas internas pode garantir novo ciclo de aportes no Brasil já em 2023 Divulgação/DAF PERSPECTIVAS 2023 » TOYOTA o mercado total. Em 2021 ele acreditava em 2,5 milhões a 2,6 milhões de unidades mas agora, com o cenário muito mais claro, espera que sejam vendidos no País de 2,1 milhões a 2,2 milhões: “Posso di- zer que em 2023 será 2,2 milhões a 2,3 milhões de veículos, mas não importa. Para nossa avaliação o importante é a sinalização de que haverá crescimento. E estamos confiantes”. Parte dessa confiança está depositada no desempenho deste ano, que colocou as fábricas no Brasil muito perto da capa- cidade considerada ideal. Chang acredita

RkJQdWJsaXNoZXIy NjI0NzM=