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73 AutoData | Outubro 2022 RENOVAÇÃO Em 2023 a Renault terá pela primei- ra vez um ano cheio com as novidades geradas a partir da versão brasileira do plano Renaulution, que trouxe novos mo- delos, nacionais e importados, ao portfólio da companhia, e elevou o tíquete médio dos carros vendidos no País. Na primeira etapa, com investimento de R$ 1,1 bilhão, chegaram as versões turbo do Captur e Duster e foram renovados Kwid, Oroch e a van Master, esta com novo motor diesel Euro 6 adaptado às normas de emissão do Proconve L7, em vigor desde o início de 2022. “Todos estes veículos estão nas reven- das, juntos dos elétricos que trouxemos importados, Zoe E-Tech e Kwid E-Tech. No ano que vem chegammais três modelos elétricos: Mégane E-Tech, Kangoo E-Tech e Master E-Tech”, antecipa Gondo. “Os elé- tricos ainda são umnicho, mas vemos que, no longo prazo, esta será a tecnologia adotada em todo o mundo. Na Europa, Estados Unidos e China já estão chegando comuma velocidademaior, será inevitável também no Brasil.” Um outro ciclo de investimento da Re- nault foi anunciado este ano: R$ 2 bilhões até 2025. Parte do que será feito ainda é mantido em sigilo, mas Gondo já confir - mou a produção local de um motor 1.0 turbo e de um SUV sobre a plataforma CMF-B, uma das mais modernas aplicadas “ Estamos desenvolvendo motores térmicos mais eficientes e estudando a introdução da tecnologia híbrida-flex. Em breve devemos anunciar novidades.” Ricardo Gondo, presidente na Europa. Este deverá chegar aomercado apenas em 2024. Algumas pistas foramdadas pelo presi- dente, ao ser questionado sobre qual será o plano adotado pela Renault na transição para a eletrificação: “Estamos desenvol - vendo motores térmicos mais eficientes e estudando a introdução da tecnologia híbrida-flex. Em breve devemos anunciar novidades”. O presidente da Renault Brasil não deu números exatos mas disse que as suas vendas deverão crescer no ano que vem dentro das metas do plano Renaulution: aumento de volume com crescimento da rentabilidade. EXPORTAÇÃO Com relação ao mercado externo, no qual a Renault do Brasil atua com embar- ques para Argentina, Colômbia e México a expectativa de Gondo é de manutenção dos volumes em 2023 com relação a este ano: em torno de 60 mil unidades. Segundo o executivo há menos de- manda da Argentina por causa da situação econômica delicada, e eles vêm notando redução também emMéxico e Colômbia. De toda forma, se houver aceleração, a Renault pode responder: “Estamos tra- balhando em dois turnos na fábrica de São José dos Pinhais. Se houver demanda temos plenas condições de atender”. Gondo não acredita, também, emgran- des dificuldades de fornecimento de pe - ças, como verificado nos últimos dezoito meses: “Sofremos muito neste primeiro semestre e ainda temos instabilidade. Mas a situação está melhorando: não sei dizer se resolverá, mas deverá melhorar”. Da mesma forma ele acredita emme- nor pressão nos custos das matérias-pri- mas. Depois do aumento, após a pande- mia, de preços de itens como aço, plástico, alumínio e borracha Gondo espera agora “se não uma redução no preço ao menos a estabilidade”.

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