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65 AutoData | Outubro 2022 “Existe potencial para melhorar a partir do segundo semestre, mas tudo depende- rá do cenário global. Já é quase certo que teremos recessão, mas precisamos saber qual o tamanho e como os bancos centrais desses países reagirão, e isto ditará a taxa de juros por aqui.” Se os juros afetam o desempenho do mercado geral, no segmento premium, no qual estão posicionadas as marcas Jaguar e Land Rover, o cenário é dife- rente, pelo perfil do consumidor, que não é tão afetado pelo encarecimento dos financiamentos e, na maioria dos casos, apenas decide o que é mais vantajoso: comprar o veículo à vista ou financiado. Em 2022, até setembro, 80% das vendas da JLR no País foram à vista, sendo que em períodos de juros mais baixos o por- centual cai para 60%. CRESCIMENTO PRÓPRIO Com expectativa de crescimento do mercado geral em 2023 a Jaguar Land Rover quer alcançar 8mil unidades comer- cializadas, o que representa forte aumento de 60% com relação aos 5 mil esperados em 2022. Serão 4 mil unidades nacionais e 4 mil importadas, mudando um pouco o mix de importação, que abre mais espaço para os modelos eletrificados. “Estamos trabalhando nesses dados para definir o mix de importação de veícu - los eletrificados para o ano que vem. Um “ Teremos uma situação menos complicada no fornecimento dos semicondutores. A resolução das eleições, plano de governo definido para a indústria e retomada da confiança do consumidor trazem impactos positivos.” João Oliveira, presidente dos focos principais para 2023 é avançar nesse segmento commodelos que já co- mercializamos no Brasil, aumentando seus volumes de emplacamentos e mudando o perfil de nossas vendas.” Oliveira avalia que a rede de quarenta concessionárias tem tamanho suficiente para sustentar o crescimento de vendas projetado para 2023, cobrindo as prin- cipais cidades do País, e citou algumas capitais do Nordeste como Aracaju e Ma- ceió como “interessantes” para futuras inaugurações. AJaguar Land Rover ainda não exporta seus carros montados no Brasil, mas este é um ponto que começou a ser revisto pela companhia e que poderá avançar em 2023. Desde que assumiu a presidência, em julho, Oliveira busca alternativas para tornar as exportações um negócio viável, o que ajudaria no aumento do volume produzido em Itatiaia, permitindo também a maior nacionalização de componentes. Também está nos planos aproveitar a estrutura da fábrica para se aproximar mais dos clientes em 2023 e, para isso, uma das ações que deverá ganhar força é a reforma dos antigos SUVs Defender, que é realizada na oficina de restaura - ção em Itatiaia. Este serviço é oferecido a clientes brasileiros que são fãs do mo- delo e querem reformá-lo da forma mais original possível. “É uma experiência muito legal, que nos ajuda muito, porque traz um cliente que é fã dos nossos modelos até a fábrica para reformar o seu SUV, com participa- ção dos nossos engenheiros em todo o processo. Queremos explorar mais isso no ano que vem.” Com relação ao cenário macroeconô- mico do Brasil em 2023 Oliveira espera pelo resultado das eleições e por um pla- no claro de governo para tirar um pouco de neblina da estrada e, por enquanto, trabalha com os dados do Banco Central e de outros bancos privados para tentar enxergar o cenário. A expectativa é de alta do PIB em torno de 0,5%, com inflação mais controlada e início da queda da taxa de juros praticada pelo mercado.

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