393-2022-10
62 Outubro 2022 | AutoData estes 46 pontos, ofereceremos desde o princípio 100% de cobertura do território brasileiro, tanto para vendas como assis- tência técnica”. O objetivo da empresa é chegar a 130 casas até o início de 2024. Uma novidade importante é que o início das vendas da GWM no País será acompanhado pela aposta no sistema de aluguel por planos assinaturas que, na opinião de Ramos, ganhará cada vez mais importância. Este plano, inclusive, foi fundamental na escolha dos grupos empresariais que farão parte da rede: “Es- tamos tentando trabalhar somente com empresários que entendem a filosofia de atendimento que queremos colocar em prática no Brasil”. O executivo prefere ainda não fazer nenhum tipo de projeção de volume de vendas da GWM no mercado brasileiro, especialmente neste primeiro momen- to: “Estamos iniciando uma nova marca e trazendo para cá um veículo totalmente inovador. Por isso é muito difícil fazer este tipo de previsão agora. De qualquer for- ma estamos preparados para abastecer o mercado com qualquer quantidade de veículos que for necessária”. “ O Brasil é estratégico nos planos de crescimento da GWM. O País tem vem ganhando importância como destino de novos investimentos, é dono de um mercado importante e já tem estrutura industrial muito grande. É a partir do Brasil que a GWM pretende se expandir nos próximos anos.” Oswaldo Ramos, CCO Com relação ao desempenho do mer- cado Ramos diz olhar o futuro com rela- tivo otimismo, mas também prefere não fazer apostas em índices de expansão: “O momento do Brasil ainda é delicado, principalmente em razão da mudança do governo, e o setor automotivo em parti- cular ainda enfrentará alguns problemas de fornecimento e de logística em 2023. Acredito em crescimento, mas penso que será um índice pequeno em 2023 na com- paração com este ano”. PRODUÇÃO EM 2023 Para o ano que vem está mantido o plano de trazer para o Brasil mais algumas opções de produtos importados, como os SUVs da marca Tank, um pouco mais sofisticados do que os modelos Haval. A GWM também espera começar produção local até o fim de 2023 ou, no máximo, no início de 2024. O plano é elevar gradual- mente a capacidade até 100 mil veículos/ ano em 2025, com potencial de contratar 2 mil empregados. A fabricante, incluindo a compra da fábrica, tem investimento programado de R$ 10 bilhões no Brasil ao longo de dez anos, dos quais cerca de R$ 5 bilhões até 2026. A promessa é iniciar sua produção lo- cal, começando pelo SUVHaval H6, com índice de nacionalização de aproximada- mente 10% e ir crescendo até chegar perto de 50% em 2026. Nos planos estão a pro- dução de dez modelos no Brasil, incluindo uma picape da marca Poer já em 2024. Todos os veículos vendidos pela GWM no Brasil serão eletrificados e os produzi - dos em Iracemápolis serão híbridos com- binados com tecnologia flex, commotor a combustão bicombustível etanol-gasolina. “OBrasil é hoje um local estratégico nos planos de crescimento da GWM”, afirma Oswaldo Ramos. “O País vem ganhando importância como destino de novos investi - mentos, é dono de ummercado importante e já tem estrutura industrial muito grande. É a partir do Brasil que a GWM pretende se expandir nos próximos anos.” PERSPECTIVAS 2023 » GREAT WALL MOTOR
Made with FlippingBook
RkJQdWJsaXNoZXIy NjI0NzM=