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57 AutoData | Outubro 2022 que pode crescer de 2,5% a 3%, na sua avaliação é fruto de uma “antecipação do crescimento após os piores momentos da pandemia”. Dessa forma, e como já vem sendo apontado por economistas, “haverá uma inflexão menor em 2023, com o PIB cres - cendo de 0,5% a 1%, mas, independen- temente do que acontecer no Brasil, o cenário geopolítico global também não ajudará”. Como a tônica das avaliações e planos leva em conta o otimismomoderadoAksel Krieger acredita que alguns fatores po- dem surpreender. Apolíticamonetária para conter a inflação que elevou a taxa básica de juros dá sinais de alívio: “Nos últimos três meses observamos deflação, o que sugere que o Banco Central pode pensar em aliviar o pé. Como o Brasil foi um dos primeiros a subir a Selic acreditamos que no ano que vem há espaço para começar a reduzir a taxa básica. Acredito que pode ficar em 11,25% ou 11,5%”. Mesmo assim outros fatores continu- arão influenciando o ambiente no Brasil, sobretudo a inflação: “Há muita pressão internacional que se reflete nos preços dos combustíveis, há a crise de semicon- dutores que de alguma maneira também impactou a economia, além do aumento “ Haverá uma inflexão menor em 2023, com o PIB crescendo de 0,5% a 1%. Independentemente do que acontecer no Brasil o cenário geopolítico global também não ajudará.” Aksel Krieger, presidente dos preços dos alimentos. Por tudo isso acredito em um ambiente mais inflacio - nário de 5% em 2023”. O movimento turbulento das econo- mias globais também influenciará o câm - bio no Brasil. A expectativa da BMW é de estabilidade, com impacto não apenas na produção nacional, pois boa parte dos itens utilizados na fabricação dos veícu- los tem seus preços cotados em dólar, mas, também, na formação de preços dos produtos importados: “No ano que vem trabalhamos com a expectativa de que o câmbio mantenha o patamar atual de R$ 5,20 a R$ 5,40. Não vejo nenhum alívio tão rápido no curto prazo”. MAIS ELÉTRICOS A cotação do dólar é particularmente importante para a estratégia de oferecer veículos eletrificados no País. A BMW foi pioneira com o i3 e agora tem o iX como o modelo 100% elétrico com maior au- tonomia no mercado. A empresa prevê que a estabilidade cambial e também a manutenção da isenção de imposto de importação para veículos sem emissão de CO2 possa manter a curiosidade do consumidor de altíssima renda por esses novos produtos. E assim trazer outras no- vidades ou ainda ampliar as vendas dos seus elétricos: “Temos participação importante com o iX3 e o iX e também o Mini elétrico que vem sendo um sucesso de vendas. Com o i4 chegando ao Brasil no ano que vem teremos um portfólio incrível nesse segmento”. A BMWprojeta que até 2030 cerca de 50% dos veículos premium vendidos no País serão elétricos.

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