393-2022-10

56 Outubro 2022 | AutoData A iminente renovação de doismodelos produzidos no Brasil, o novo sedã Série 3, que começa ser oferecido ainda estemês, e o SUVX1, comex- pectativa de iniciar as vendas no primeiro trimestre de 2023, são fortes argumen- tos para a BMW manter a liderança do segmento premium no País. E continuar crescendo, como contou Aksel Krieger, CEO e presidente do Grupo BMWno País: “Ainda é complicado estimar omercado no ano que vem porque trata-se de um momento de grandes incertezas tanto no Brasil quanto no Exterior. Mas estamos trabalhando para continuar crescendo em volumes e na nossa participação”. Ele costuma dizer que é um otimista cauteloso e assim segue o ritmo dos ne- gócios BMWno País. A fábrica deAraquari, SC, acaba de receber investimento de R$ 500 milhões justamente para atualizar a produção desses dois modelos que, não à toa, são os líderes da BMWno Brasil em seus segmentos. Enquanto os novos produtos ainda não ganham as ruas e engrossam o de- sempenho da marca Krieger estima que “para 2022 teremos uma estabilidade em nossas vendas, repetindo o desempe- nho de 2021, mas é importante enfatizar que ganhamos participação de mercado Por Leandro Alves Otimismo com boa dose de cautela BMW espera crescer em 2023 e aposta na chegada de novos veículos nacionais, além do aumento do portfólio de modeloes elétricos Divulgação/BMW mesmo andando praticamente de lado”. Em 2021 a BMWvendeu, aqui, 15 mil 948 unidades e em 2022, até setembro, licen- ciou 10 mil 526. CENÁRIO MACRO O desempenho da economia brasi- leira em 2022, mesmo em um cenário de grandes incertezas, até certo ponto tem surpreendido os executivos da indústria automotiva. E não é diferente no caso da BMW. Segundo Krieger o possível e até improvável resultado do PIB em 2022, PERSPECTIVAS 2023 » BMW

RkJQdWJsaXNoZXIy NjI0NzM=