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54 Outubro 2022 | AutoData PERSPECTIVAS 2023 » FABRICANTES DE AUTOPEÇAS Divulgação/BorgWarner “ O Brasil está cada vez mais fazendo uso de turbos. Em 2022 já temos 46% dos veículos turboalimentados e projetamos crescimento para 53% em 2023, para 62% no ano seguinte e para 71% até 2030.” Wilson Lentini, diretor geral da unidade de turbos, controle de emissões e sistemas térmicos da BorgWarner EATON COM UM DÍGITO “GORDINHO” Embora não divulgue o quanto projeta de crescimento para 2023 a Eaton espera avanço em torno de umdígito – ainda que projete queda de até 9% no mercado de caminhões e ônibus. Por outro lado, devi - do à necessidade de renovação de frota das locadoras, que hoje respondem por cerca de metade das vendas de veículos leves, a expectativa é a de que cresça um dígito “gordinho”, segundoAntônio Galvão, presidente da empresa naAmérica do Sul. “Temos índice de nacionalização acima de 60% e nossas exportações estão vigo - rosas, o que permite ter um fornecedor local e um importado, mas por questão inflacionária ou por planificação, à medida que aumente a exportação, posso recorrer à importação como fonte alternativa”. Ele conta que a eficiência das fábricas brasileiras do grupo tem sido reconhecida: “Se tivéssemos mais capacidade instalada estaríamos exportandomais ainda. Dentro da nossa empresa sempre somos lembra - dos. Antes só se falava em China e Índia. Agora estamos bem situados no mapa. Opção interessante para atender demandas globais de Europa e Estados Unidos”. Devido a lançamentos o incremento na receita deverá superar os 20% projeta - dos. Uma das fontes de crescimento é a venda de válvulas ORVR, que bloqueiam as emissões evaporativas do tanque de combustível: seu uso passa a ser obriga - tório no Brasil. Por isso já foi aumentando o investimento para ampliar a produção. BORGWARNER TURBOELETRIFICADA A BorgWarner, ao ver longe, enxerga que o desempenho da companhia, aqui, está descolado da situação econômica glo - bal. O diretor geral da unidade de controle de emissões, turbos e sistemas térmicos, Wílson Lentini, conta que a empresa tem desenvolvido linha de produtos que asse - gura o crescimento. Lentini destaca que omercado brasilei - ro vem adotando cada vez mais veículos commotores flex turboalimentados, o que aumenta o potencial de vendas dos turbos produzidos pela BorgWarner em Itatiba, SP. “O Brasil está cada vez mais fazendo uso de turbos, o que reduz o consumo e as emissões. Em 2022 já temos 46% dos veículos turboalimentados e projetamos crescimento para 53% em 2023, para 62% no ano seguinte e para 71% até 2030.” Acompanhia prepara investimento para inaugurar uma linha de sistemas de baterias dentro de sua fábrica de Piracicaba, SP. Segundo o diretor geral de sistemas de baterias, Marcelo Rezende, os pormenores do investimento ainda são confidenciais: “A BorgWarner trará produto de alta tecnolo - gia para o Brasil, específico para veículos comerciais e com entrega de densidade energética acima do mercado”.

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