393-2022-10

PRODUZIDO POR 41 pelo reaproveitamento de resíduos da própria montadora. Mas adverte: “é fundamental que se escolha com seriedade os parceiros logísticos desse proces - so, visto que a responsabilidade dessas empresas de reciclagem quanto à destinação desses resíduos requer um controle absoluto do que é feito com cada material. E não se pode esquecer nunca que qualquer tipo de ação errada vai refletir diretamente na imagem da própria montadora”. Exemplo de empresa nessa condição é a Trufer que, com 60 anos de atuação, surgiu praticamente junto com a indústria automobilística brasileira e é líder do segmento no País. De acordo comMárcio Trujillo, CEO da companhia, a inserção de empresas de seu segmento no rol de “compras improdutivas” é o primeiro erro fazendo com que se despreze os benefícios da economia circular nas próprias montadoras. “Os fabricantes de automóveis estão, em sua maioria, comprando somente ‘preço’ hoje. Ou seja, uma empresa como a nossa, que possui serviços de coleta, processamento e, principalmente, destina - ção documentada de 100% dos resíduos de ferro e aço, é contratada sob as mesmas condições de um ferro-velho de bairro, que retira os materiais da ponta da linha de montagem e não possui estrutura adequada para mapear todo o caminho que esses resíduos percorrerão dali em diante. Isso não é ESG”, desabafa. Com filosofia arrojada, constantes investi - mentos em tecnologia e equipamentos de última geração, a Trufer recicla dezenas de milhares de toneladas de materiais mensalmente, com rigoroso controle de qualidade. Altamente equipada, com frota 100% própria, e seguindo rigores internacio - nais de governança e operação, a Trufer possui sete unidades posicionadas estrategicamente junto aos principais polos automotivos do País. O saldo de toda essa operação pode ser utiliza - do como matéria-prima para a fabricação de novos produtos. “Isso engrandeceria as montadoras. E está pronto. É só aplicar. A economia circular não é movida apenas pela reciclagem, e simpor conceitos de regeneração e restauração, que exprimem a verdadeira alma dos pilares de ESG”, opina. A julgar pela recuperação econômica do Brasil que deve, paulatinamente, impulsionar o mercado automotivo aos patamares de uma década atrás, acima de 4 milhões de unidades anuais, quem fizer corretamente a lição de casa, será vanguarda e irá se destacar nesse “novo amanhã”. E essa lição terá sido escrita invariavelmente emumpapel reciclado. Queira-se ou não.

RkJQdWJsaXNoZXIy NjI0NzM=