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37 AutoData | Outubro 2022 A carestia é acompanhada por política monetária bastante apertada, que impõe uma das maiores taxas de juro do mundo. A Selic nas alturas, fixada atualmente em 13,75% ao ano, deve permanecer nes- te nível alto pelo menos até o meio de 2023, para só então começar a baixar e fechar o ano em não menos que dois dígitos porcentuais, na casa dos 11%. Esse quadro drena a renda da população e desfavorece o crescimento econômico, que desta vez não poderá ser lastreado pelo crédito, agora muiro caro e restrito. Para piorar está no horizonte uma reces- são que deve atingir um terço domundo. Se os principais compradores externos passam a comprar menos commodities agrícolas a rentabilidade das exportações caem, puxando para baixo a balança comercial e para cima a cotação do dólar, que deve seguir acima de R$ 5,50 em 2023, encare- cendo os custos de produção – principal- mente as indústrias que importammuitos componentes como a automotiva – e pres- sionando a inflação, emum círculo vicioso que tende a ultrapassar 2023. Resumo das projeções para 2023 Entidade/Empresa PIB (%) Selic (juro % aa) Inflação (IPCA %) Dólar (R$) 2, 2 a 2, 3 2, 3 2, 2 2, 2 a 2, 3 2, 1 Anfavea Jaguar Land Rover Nissan Renault Toyota Em milhões de unidades Anfavea 1 11,25 Anfir 1 5 5,00 BMW 0,5 A 1 11,25 a 11,5 5 5,20 a 5,40 Fenabrave 0,5 a 1 10,75 a 11,25 4,5 a 5 5,20 a 5,50 Nissan 0,5 11,25 5,2 Renault 0,5 10,75 5 5,49 Sindipeças 0,5 a 1 10,5 a 11,75 4,5 a 5 5,10 a 5,30 Toyota 2 VWCO 1,5 9 5 5,25 Volvo 0,5 11,25 5 5,2 Vendas de automóveis e comerciais leves Macroeconomia
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