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34 Outubro 2022 | AutoData PERSPECTIVAS 2023 » RESUMO Projeções dos fabricantes de autopeças - Sindipeças 2022 2023 continua afetando as linhas de montagem em todo o mundo e no Brasil já causou perda de produção acima de 160 mil veí- culos em 2022, após perder quase 380 mil no ano passado, segundo levantamento da consultoria AutoForecast Solutions. “Este ainda é o nosso grande problema, que só deve começar a ficar menor a partir do segundo semestre de 2023”, destaca o presidente da Anfavea. Com isso a pro- dução deve continuar limitada abaixo da demanda ao longo do ano que vem. Baseado na carteira de pedidos de seus associados, os fabricantes de au- topeças, o Sindipeças recentemente re- visou suas projeções de produção de veículos no País, estimando leve alta de 1,5% em 2022 na comparação com 2021, para de 2 milhões 282 mil unidades montadas, previsão levemente abaixo da Anfavea, que estima 2 milhões 340 mil e expansão de 4,1%. Para 2023 os fabricantes reunidos na Anfavea ainda não divulgam projeções de produção, mas o Sindipeças sim: prevê 2,4 milhões de veículos, o que representa alta de 3,7% sobre a estimativa da entida- de para este ano. Ainda que marginal o aumento da produção de veículos será a principal fonte de crescimento do fatura- mento das empresas fabricantes de auto- peças no País, calculado em 5,5%, para R$ 188,4 bilhões – após crescer 9%, para R$ 178,5 bilhões, em 2022. Entra nesta conta o movimento em de maior nacionalização de componentes. As exportações de veículos, que este ano cresceram acima das projeções da Anfavea e devem fechar 2022 perto de 500 mil unidades, devem perder ritmo em 2023 porque enfrentam alguns entraves, a começar pela própria limitação de pro- dução no Brasil por falta de componentes mas tambémpor causa da recessão global que se avizinha, problemas econômicos da Argentina que impõem restrições às importações, e na Colômbia o limite má- ximo de 50 mil veículos brasileiros isentos de imposto de importação, que este ano já foi superado, impede qualquer cresci- mento maior. PESADOS A situação do mercado de veículos co- merciais pesados em 2023 também não é muito confortável e já há quem espere por queda de vendas. Este ano a produção do setor continua afetada pela falta de semi- Produção de Veículos (mil unidades e variação % sobre ano anterior) 2.282 (+1,5%) 2.457 (+3,7%) Faturamento (R$) 178,5 bi (+9,1%) 188,4 bi (+5,5%) Investimento (RS) 2,3 bi (+9,5%) 2 bi (+5,5%) Emprego (pessoas) 242,8 mil (+0,7%) 245,8 mil (+1,2%) Exportação (US$) 8 bi (+21,7%) 8,5 bi (+6,3%) Importação (US$) 19,9 bi (+16,6%) 17,5 bi (-12,1%) Saldo Comercial (US$) 11,9 bi (+13,5%) 9 bi (-24,4%)

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