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33 AutoData | Outubro 2022 O fato é que está fácil crescer neste nível, conforme conta o presidente da Anfavea, Márcio de Lima Leite: “Não vejo nenhuma razão para crescer menos de 4% em 2023, isto porque tivemos um pri- meiro trimestre [deste ano] muito abaixo de qualquer média, por causa de falta de produtos para entregar. Se atendermos a essa demanda [que está represada] já alcançaremos esse crescimento mínimo”. O que todos concordam é que o mercado brasileiro de veículos seguirá em 2023 abaixo de seu potencial, que já encostou em 3,8 milhões de veículos há exatos dez anos, nível que só será atingido novamente com cenário econômico mais favorável e crescimento da renda no País, o que não é o caso neste momento. DEMANDA ACIMA DA OFERTA Apesar do substancial encarecimento dos carros, que fecham 2022 com preço médio de venda por produto acima de R$ 130 mil, a demanda por veículos no País segue acima da oferta, pois a indústria não está conseguindo atender a todos os pedidos por causa da continuada falta de microchips, e para Lima Leite esta situação deverá continuar assim em 2023: “Depois disso nossa capacidade de produção cres- cerá naturalmente e passaremos a ser mais afetados pelos fatores de mercado como juros, crédito e renda da população”. patpitchaya/shutterstock Comprova a distorção causada pela demanda acima da oferta a anomalia re- gistrada neste fim de 2022, em que quase 70% das vendas de veículos são à vista, porcentual que sempre foi o inverso, com cerca de 70% das compras a prazo: “Isto nunca aconteceu antes e claro que não será possível continuar crescendo assim, até porque os carros não estão baratos e os financiamentos são fundamentais para sustentar as vendas”. O crescimento via financiamentos está sendo bloqueado pelo crédito muito caro, com taxas ao consumidor para comprar carros que já superam os 30% ao ano, e também restrito por causa do alto endi- vidamento das famílias e da crescente inadimplência. A alta demanda não atendida das lo- cadoras, estimada em 600 mil veículos, contribui para salvar o mercado em 2023 e deve continuar a dividir os negócios ao meio, commetade das vendas feitas pelo canal do faturamento direto e outra meta- de no varejo das concessionárias. O cresci- mento da oferta de planos de assinaturas de veículos, por locadoras e empresas ligadas às próprias montadoras, é um fator que ajuda a aumentar as vendas diretas. LIMITAÇÕES NA PRODUÇÃO A falta de semicondutores, embora par- cialmente suavizada com relação a 2021, Projeções dos fabricantes de veículos - Anfavea 2022 Leves + Pesados Automóveis + Comerciais Leves Caminhões + Ônibus Em mil unidades (variação % sobre 2021) Vendas Domésticas 2.140 (+1%) 1.994 (+1%) 146 (+2,3%) Exportação 460 (+22,2%) 433 (+23,9%) 27 (0%) Produção 2.340 (+4,1%) 2.162 (+4,4%) 178 (0%)

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