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30 Outubro 2022 | AutoData planejamento. Pelo menos até janeiro seguirá o desequilíbrio da demanda com a oferta. Para conseguir acabar comessa espera e retomar os estoques da rede também dependemos das fábricas e do quanto elas conseguirão produzir em 2023, mas acredito que essa ques- tão se estenderá ao longo do primeiro semestre. As exportações demotos estão estáveis em 2022, qual a expectativa para 2023? Será possível voltar a crescer? Projetar um cenário para os demais países da América do Sul é ainda mais difícil do que para o Brasil, por causa da situação política muito complicada nos principais mercados para os quais nós exportamos. Argentina, Chile, Colômbia e Peru, assim como o Brasil, estão so - frendo para retomar o crescimento de suas economias. Tudo isso reflete em menor demanda por motocicletas, mas ainda é um horizonte bem indefinido para 2023, com muita neblina. Existem novos mercados no radar das associadas ou o ideal seria aumentar os volumes para os principais mercados externos? As montadoras nacionais estão sem - pre em busca de novos mercados, faz parte do dia a dia das empresas. Somos um grande player global fora da Ásia e aumentar as exportações é um desafio diário. Mas essas empresas são globais e, em muitos casos, outros mercados são abastecidos por bases produtoras instaladas em outras regiões. Com relação ao cenáriomacroeconômi - co para 2023 a Abraciclo temprojeções para PIB, câmbio, taxa Selic e inflação? Ainda não temos nada nesse sentido. Estamos começando a trabalhar nisto agora. Os cenaristas financeiros estão aguardando o fim das eleições para ver qual o impacto do resultado e, a partir disso, traçar cenários para o ano que vem. Temos de aguardar a definição do cenário eleitoral. “ Para retomar volumes maiores de produção será necessário investir nas fábricas nacionais que reduziram a capacidade por causa da queda na demanda por motos.” com o aumento da taxa de juros para financiamentos, preços mais altos, a demanda segue aquecida e o consórcio tem ajudado o segmento, como uma opção que permite o financiamento em até oitenta meses, ainda que a entrega da motocicleta não seja no ato. Para o ano que vem o cenário de juros altos e financiamentos mais caros pre - ocupam o setor de duas rodas? Esperamos um cenário mais controlado a médio prazo, favorecendo o consumi - dor final com taxas de juros menores, o que poderá impulsionar os negócios. O Banco Central tem dado sinais, ao me- nos na gestão atual, de um controle da inflação, com expectativa de deflação, o que deverá arrefecer as taxas de juros praticadas pelo mercado. Quais outros possíveis entraves sãomo- nitorados pela entidade? Até omomento os principais entraves na questão do varejo são os já menciona - dos, poder de compra muito achatado, assim com a renda da população. Aeco - nomia nacional precisa voltar a crescer com qualidade e investimentos, para que a renda real da população melhore. Quando será possível acabar comas filas de espera já mencionadas pelo senhor algumas vezes ao longo do ano? Dependerá de tudo o que falamos até agora mas o cenário não deve mudar e essas filas de espera seguirão para o ano que vem e estarão dentro do nosso FROM THE TOP » MARCOS FERMANIAN, ABRACICLO

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