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26 Outubro 2022 | AutoData governo atual nós não sabemos quais os projetos para o País de nenhumdos dois candidatos. Ainda bem que a Fenatran será realizada depois das eleições. Assim perceberemos quais as reais necessida - des dos nossos clientes e projetaremos com mais segurança os negócios para 2023. Mesmo considerando alguma que- da no ano que vem esperamos o tercei - ro ou quarto melhor resultado da nossa história, superando as 150 mil unidades. Aexportação deve ter omesmo desem - penho das vendas internas? Nas exportações estamosmais otimistas. Os negócios devem crescer em mer- cados como Estados Unidos, África e OrienteMédio. Este ano, comos pedidos já consolidados, devemos atingir 6 mil unidades exportadas. Para 2023 pode - mos embarcar até a 7 mil implementos. O Euro 6 chega comaumento de preços para os caminhões. Há algummovimen - to nesse sentido para os implementos? Para o nosso segmento por enquanto a pressão não é alta. Tivemos muitos rea - justes de preços por causa dos aumen - tos na cadeia produtiva, inclusive com redução da nossamargempara absorver esses custos e não repassá-los integral - mente para o cliente. Os balanços das empresas do nosso setor demonstram esse achatamento das margens. Os pre - ços, assim, não devemcair, mas também não vejo nenhuma razão para subirem. Anova legislação para os semirreboques poderá ter impacto nas vendas em2023? Apartir de 1º de janeiro a legislação obri - ga a utilização do sistema eletrônico de controle de estabilidade e de frenagem no quarto eixo dos semirreboques. Mas há dificuldade de atender à demanda. Aguardamos para saber como proceder em 2023. É possível importar, mas há problemas de abastecimento, ou então nacionalizar. Caso essa segunda hipótese venha a ocorrer talvez não atenda de imediato à demanda interna. Este talvez seja o maior risco de gargalo em 2023. “ Ainda bem que a Fenatran será realizada depois das eleições. Assim perceberemos quais as reais necessidades dos nossos clientes e projetaremos com mais segurança os negócios para 2023.” Qual será a produção dos fabricantes de implementos em 2023? Acreditamos que produziremos de 170 mil a 180 mil unidades no ano que vem. Hámuitas incertezas como, por exemplo, o programa Renovar. Oque acontecerá? E a antecipação de compras de caminhões para o Euro 6? São variáveis que podem ser até positivas mas que deixam o em - presário com muitas dúvidas. E este volume representa ociosidade? A ocupação da produção nacional está em torno de 74% a 80% da nossa capaci - dade. Émuito bomesse nível, pois acima disso é necessário realizar investimentos para aumentar a capacidade. Aprende - mos, com a onda de pedidos em 2021, que não podemos trabalhar comgarga - los e estamos muito bem-posicionados neste momento e para 2023. Nossa in - dústria trabalha comuma capacidade de 100 mil implementos pesados [carretas] e outros 100mil implementos leves [car - rocerias sobre chassis] ao ano. E as vendas? Como se comportará o mercado em 2023? Em 2022 devemos obter pequeno cres - cimento e negociar 165mil implementos, de 80 mil a 85 mil pesados e 80 mil a 83 mil leves. No ano passado foram 162 mil unidades. Para 2023 pode haver uma redução nos pedidos para esperar como o próximo governo trabalhará. Mesmo o nosso setor estandomais alinhado como FROM THE TOP » JOSÉ CARLOS SPRÍCIGO, ANFIR

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