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16 Outubro 2022 | AutoData Cenário difícil e setor mais forte Qual cenário já pode ser antecipado para 2023? Olhando para o quadro internacional vemos uma recessão contratada, com bolsas em queda e taxas de juros su - bindo para conter a inflação que tomou conta dos mercados. Europa e Estados Unidos estão subindo os juros para es - friar a economia e devem subir mais. Essa contração já prevista vai ter efeitos mundiais e nós sentiremos aqui também. E com qual cenário macroeconômico doméstico o Sindipeças trabalha? O Banco Central sinalizou que parou de aumentar a Selic, que está em 13,75% ao ano, mas a taxa deve ficar em dois dígi - tos por um bom tempo: entraremos em 2024 com 11% a 12%. Isto reduz a atividade econômica, então esperamos avanço do PIB em 2023 de 0,5% a 1%, depois de crescer de 2,5% a 3% este ano – o que já é uma grande surpresa com relação ao que se previa. Já o PIB industrial deve ficar na casa de 1,5% este ano e de 0,5% em 2023. A taxa de desemprego caiu para perto de 9% e entendemos que ficará em torno disso. A inflação [IPCA] que está apontando para 6% no fim de 2022, por causa do juro alto e da atividade embaixa, deverá cair para 4,5% a 5% no ano que vem. O câmbio está pressionado porque há grande procura por dólares nomundo e assim a taxa gira em R$ 5,40 e segue acima de R$ 5,00 em 2023. Entrevista a Pedro Kutney FROM THE TOP » CLÁUDIO SAHAD, SINDIPEÇAS Como 2023 está se desenhando para o setor de autopeças? Estamos apurando expansão de 9% no faturamento das empresas do setor, que deve fechar 2022 perto de R$ 180 bilhões. Para o ano que vem tambémesperamos crescimento, mas emproporçãomenor, na casa de 5%. O investimento também cresce este ano, perto de 9,5%, para R$ 2,3 bilhões, mas em 2023 deve cair para a faixa de R$ 2 bilhões, por causa da provável recessão mundial, da baixa atividade econômica no Brasil comma- nutenção de juros altos, mas também porque passamos pelo fim do ciclo de investimentos para adoção de motores Euro 6 [para atender à próxima fase da legislação de emissões para veículos pe - sados Proconve P8, em vigor a partir de janeiro próximo], que não se repete no ano que vem. Esta é uma variação cíclica normal: depois de 2023 os investimentos devem voltar a crescer. O nível de em - prego nas empresas de autopeças está estável, avançou perto de 1% em 2022, para quase 248mil empregados, número que deve ser mantido em 2023. Como deve se comportar o comércio exterior do setor? Tivemos incremento substancial de ex - portações este ano, perto de 22% [US$ 8 bilhões], e para o ano que vem temos cenáriomais difícil. O câmbio nos favore - ce, mas nossos principais compradores Sindipeças prevê ano de recessão mundial, mas com empresas mais bem preparadas

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