393-2022-10

136 » FIM DE PAPO Outubro 2022 | AutoData 9,6 milhões 10,3 milhões 19,5 milhões Nova projeção da ACEA de vendas veículos na Europa em 2022, +1% sobre 2021 e -26% sobre 2019 Vendas de veículos de janeiro a setembro nos Estados Unidos, -19,7% sobre igual período de 2021 Vendas de veículos de janeiro a setembro na China, +4,4% sobre o mesmo intervalo de 2021 “Para garantir retorno ao crescimento a indústria automobilística exige maior resiliência nas cadeias de suprimentos na Europa, uma lei de matérias-primas críticas da UE para acesso estratégico aos insumos para mobilidade eletrônica e introdução acelerada da infraestrutura de carregamento elétrico.” Oliver Zipse, Presidente da ACEA, a associação dos fabricantes da Europa, durante o balanço de vendas de outubro que revisou a meta para 2022. “O que vimos nas cadeias de suprimentos nos últimos dois anos é o novo normal. E com as novas questões geopolíticas vai ficar mais complexo e desafiador. Ainda haverá falta de semicondutores até 2023 e possivelmente depois.” Murat Aksel, diretor de compras do Grupo Volkswagen, em entrevista ao Automotive News Europe, ao comentar a situação da cadeia global de abastecimento de componentes da indústria. “Mais de um terço da economia global vai se contrair neste ano ou no próximo, enquanto as três maiores economias do mundo – Estados Unidos, União Europeia e China – permanecem empacadas. O pior ainda está por vir, e para muitas pessoas 2023 parecerá como uma recessão.” Trecho do relatório do FMI, Fundo Monetário Internacional, divulgado em 12 de outubro, sobre a situação da economia global. “Hoje temos no Brasil veículo a combustão com IPI por cilindrada e elétrico por eficiência energética. Precisamos colocar todos na mesma régua e dar vantagens aos modelos mais limpos. É preciso fazer a reforma fiscal para simplificar e uniformizar”. Cássio Pagliarini, diretor de estratégia da Bright Consulting, em entrevista à Agência AutoData sobre a evolução do mercado de carros elétricos no Brasil.

RkJQdWJsaXNoZXIy NjI0NzM=