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12 Outubro 2022 | AutoData É de 4% para cima em 2023 Qual deve ser o comportamento domer- cado brasileiro de veículos em 2023? Entramos em 2023 bemmelhor do que em 2021 e 2022. O ânimo é melhor, com ventos mais favoráveis, fimda pandemia. Olhando para janeiro, fevereiro e março deste ano observamos que o resultado daquele primeiro trimestre foi muito infe - rior a qualquer média normal do período. Só por isso já dá para estimar volumes maiores em 2023. Com a tendência de normalização do fornecimento de semi - condutores e retomada da produção em níveis maiores, só para atender filas de espera, será possível crescer no mínimo 4%, não vejo razão para ser menos do que isso e acho que este porcentual pode até ser bem maior. E não estou sendo otimista, mas realista: essa expec - tativa é baseada na demanda reprimida do mercado pois só as locadoras preci - sam comprar cerca de 600 mil carros. No ano que vem as vendas diretas e no varejo das concessionárias devemconti- nuardividindoomercadoemmeioameio? Pode ser um pouco menos mas as ven - das diretas continuarão a ser relevantes: Entrevista a Pedro Kutney FROM THE TOP » MÁRCIO DE LIMA LEITE, ANFAVEA não há alternativa porque as locadoras precisam repor e renovar suas frotas. Es - tivemos recentemente com presidentes de grandes locadoras aqui na Anfavea e eles voltaram a nos confirmar que têm potencial para comprar 600 mil carros e até mais, porque a frota deles continua envelhecendo, tem idade média supe - rior ao que tinha antes. Existe expectativa de recessão global em 2023, porque a inflação subiumuito e obrigou aos bancos centrais subir os juros, o que causa retração de consumo. Esse cenário pode reduzir as vendas de veículos no Brasil? Acho que não porque a economia bra - sileira vem se recuperando bem e o nosso mercado de hoje está abaixo do potencial. Já chegamos a vender mais de 3,7 milhões de veículos por ano há pouco tempo. O nível atual de 2 milhões não representa o tamanho real de um mercado do tamanho do Brasil. Muitos consumidores estão deixando de trocar de carro, mas temos demanda reprimida, diferente de outros países. Aprodução vai acompanhar o esperado crescimento das vendas? A demanda acima da oferta deve con- tinuar em 2023 porque ainda teremos restrição de fornecimento de semicon - dutores, principalmente no primeiro se - mestre. Gradualmente nossa expectativa é que este passe a ser um problema muito menor até o fim do ano que vem. Até lá podemos prever um cenário es - tável de vendas, mas depois não: em 2024 devemos aumentar naturalmente a capacidade de produção e poderemos sentir alguma redução de demanda, a depender de fatores como taxa de juros, inflação, concessão de crédito e inadim - plência. Por certo não será possível con - tinuar crescendo com 65% de vendas à vista como está ocorrendo agora: isso nunca aconteceu antes, mesmo porque os carros não estão baratos por causa da adoção de novas tecnologias, requerem financiamentos. Presidente da Anfavea confia em crescimento das vendas de veículos e em ânimo melhor

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