393-2022-10

112 Outubro 2022 | AutoData MONTADORA » PLANEJAMENTO Preços e versões do novo VW Polo Polo MPI R$ 82 mil 990 Polo TSI R$ 92 mil 990 Polo Comfortiline R$ 102 mil 990 Polo Highline R$ 109 mil 990 que deve ser inaugurado ainda este ano. O plano envolve ainda a descarbonização das fontes de energia das fábricas, com conversões para o uso de biometano. Este ano as fábricas da Volkswagen no Brasil estiveram no grupo das que mais sofreram com falta de semicondutores, com diversas interrupções de produção, principalmente emSão Bernardo do Cam- po e Taubaté, o que fez a empresa cair da segunda para a terceira posição na tabela das marcas de veículos mais vendidas do mercado brasileiro, comqueda nas vendas de janeiro a setembro da ordem de 20% em comparação ao mesmo período de 2021. Com a superação dos problemas e os lançamentos planejados a projeção é de retomada do crescimento e de participação. NOVO POLO MAIS BARATO Commais equipamentos e preços mais baixos o Polo chegou à sua linha 2023 com visual renovado, na primeira reesti- lização da atual geração que começou a ser fabricada no Brasil em 2017. Vendido em quatro versões, com preços de R$ 83 mil a R$ 110 mil, houve redução de R$ 6 mil e de R$ 7 mil nas duas versões mais completas, Comfortline e Highline, o que reduziu também o seguro e, por consequ- ência, o custo total de propriedade. Aversão 1.6 do Polo foi retirada da linha 2023. Agora o modelo de entrada é equi - pado com motor flex 1.0 MPI aspirado de 84 cv e as outras três usam o turboflex 1.0 TSI que teve a potência reduzida de 128 cv para 116 cv. O câmbio é manual de cinco marchas para as duas configurações iniciais, enquanto as duas mais caras usam trans- missão automática de seis velocidades. O novo Polo recebeumudanças visuais na grade frontal, que ficou mais fina na comparação com a do modelo anterior, ganhou novos faróis de LED e teve redese- nhado o para-choque dianteiro. Na traseira só o para-choque e as lanternas mudaram um pouco, com nova assinatura luminosa, e o nome Polo agora está centralizado na tampa do porta-malas, seguindo a nova padronização dos modelos Volkswagen. No interior os bancos foram redese - nhados com inspiração nas versões GTS, integrando o apoio de cabeça ao resto do encosto. O painel também traz novo material de acabamento. São de série em todas as versões qua- tro airbags, quadro de instrumentos digital, faróis e luz de condução diurna de LED, frenagem automática pós-colisão e moni- tor de pressão dos pneus. Na configuração topo de linha o quadro de instrumentos é maior, o ar-condicionado digital e com controle sensível ao toque, o sistema mul- timídia é o VW Play com novas funções, como sensor de chuva e sensores dian- teiros de estacionamento.

RkJQdWJsaXNoZXIy NjI0NzM=