393-2022-10

107 AutoData | Outubro 2022 Hyundai pode ter implicações no Brasil. Márcio Querichelli, presidente da Iveco para a América do Sul, disse em Hanno - ver que mantém conversas com Ken Ra- mirez, presidente da Hyundai na região, para observar outras possibilidades de sinergia: “É apenas o embrião de um diá- logo que pode evoluir no futuro. Mas são essas oportunidades de contato que uma parceria nos oferece”. A Volvo também apresentou seu mo- delo movido a célula de combustível, que roda em testes e deve começar a ser produzido em série em 2025. Mas os destaques foram os elétricos que utilizam baterias recarregáveis: teve início a produ- ção em larga escala dos modelos FH, FM e FMX extrapesados para longa distâncias, sememissões e comcapacidade de carga de 44 toneladas. Marcas tradicionais como MAN, DAF e Ford – esta com a van Transit elétrica e seus veículos pesados produzidos na Turquia – também exibiram em seus es- tandes veículos comerciais movidos a eletricidade. Eles confirmam: o presente do transporte sobre rodas na Europa já é elétrico. MAIS FOCO NOS SERVIÇOS Mais do que nunca o IAA está mudan - do o foco de produtos para serviços. Em muitos estandes as apresentações sobre as mais diversas ofertas de serviços para o transporte ocupam espaços generosos, quando não são protagonistas. Espalhadas pelos pavilhões encontravam-se startups especializadas somente na gestão dos ativos dos transportadores, novidade que tem chamado a atenção, inclusive, de exe - cutivos das fabricantes de caminhões. É a concorrência encontrando novos mode- los de negócios num setor tão tradicional como o transporte sobre rodas. Na Europa há espaço para startups to - talmente desconhecidas conquistarem muitos clientes porque esses conceitos de gestão da operação estão mais maduros

RkJQdWJsaXNoZXIy NjI0NzM=