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106 Outubro 2022 | AutoData EVENTO » VEÍCULOS COMERCIAIS que oferecem opções com autonomia de até 70, 140 ou 200 quilômetros com uma única carga. Para Martin Daum, CEO da Daimler Truck, a empresa enfrentou dificuldades na pandemia mas conseguiu avançar “à toda velocidade com a transição para o transporte neutro em CO2, e neste ano já contamos com oito veículos de produção em série totalmente elétricos à bateria em nosso portfólio”. CÉLULAS DE COMBUSTÍVEL Uma das maiores expectativas neste IAA foi o momento da primeira aparição, na Europa, dos veículos da novata Nikola, empresa que em 2019 firmou parceria com a tradicional Iveco para o desenvolvimento de caminhões elétricos com células de combustível a hidrogênio, os FCEV. Além da revelação do Nikola Tre FCEV para longas distâncias com autonomia de até 800 quilômetros, a ser lançado no segundo semestre nos Estados Unidos e em 2024 na Europa, também foi apre- sentada uma versão elétrica a bateria do modelo, com carregamento na tomada, que já está disponível para receber pedi- dos. O Nikola Tre BEV tem autonomia de 530 quilômetros e motor elétrico de 480 kW, ou 645 cv. “Hoje estamos fazendo história com os primeiros produtos para o mercado europeu da poderosa parceria da Iveco com a Nikola Corporation”, disse Luca Sra, presidente da unidade de negócios de caminhões do Grupo Iveco. A propósito: a Iveco tem intensificado a cooperação com várias empresas e o resultado de outra parceria foi um dos destaques em seu estande na forma de um utilitário Daily elétrico com sistema de célula de combustível da Hyundai. Trata-se de um protótipo com seis tanques com capacidade combinada de armazenamen- to de 12 kg de hidrogênio. O sistema tem 90 kWde capacidade e motor elétrico de 140 kW. Com peso bruto de 7,2 toneladas e carga útil de 3 toneladas terá autonomia de 350 quilômetros. O tempo de reabas- tecimento dos tanques é de 15 minutos, segundo a Iveco. Mesmo ainda distante da oferta co - mercial na Europa esta parceria com a

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