393-2022-10

105 AutoData | Outubro 2022 Divulgação/IAA portfólio de modelos movidos a eletrici- dade e 50% de opções com combustíveis renováveis.” ELÉTRICOS VÃO MAIS LONGE Uma das primeiras novidades do Salão de Hannover foi a revelação do Mercedes - -Benz eActros, seu primeiro caminhão elétrico para longas distâncias, com au- tonomia de 500 quilômetros. A escolha de três conjuntos de baterias de células de fosfato de ferro-lítio, LFP, com capacidade total instalada de mais de 600 kW/h, será a melhor configuração para os operado - res, segundo a empresa, porque 60% dos transportes na Europa não superam os 500 quilômetros. O propulsor elétrico tem potência contínua de 400 kW, ou mais de 530 cv. A versão elétrica do Actros está programada para entrar em produção na Europa apenas em 2024. Mas a Mercedes-Benz mostrou outras novidades com propulsão neutra de CO2, como o cavalo-mecânico eActros 300 com autonomia de até 220 quilômetros que já está mais adiantado: a produção começa no segundo semestre de 2023. Também lançou os caminhões leves eCanter ali - mentados por motores elétricos de 110 kWou 129 kW, também com um novo tipo de conjunto de baterias modulares LFP porte mais sustentável e eficiente”. Além de quatro modelos 100% elétricos dispo- níveis desde agora para o mercado eu- ropeu a Scania apresentou dois motores de 13 litros movidos a biogás-biometano, tecnologia já conhecida e comercializada no Brasil. “Temos o compromisso no curto pra- zo de atender aos objetivos firmados no Acordo de Paris oferecendo 50% do nosso

RkJQdWJsaXNoZXIy NjI0NzM=