393-2022-10

104 Outubro 2022 | AutoData EVENTO » VEÍCULOS COMERCIAIS Por Leandro Alves, de Hannover, Alemanha Eletrificação e gestão resumem o IAA de Hannover A pandemia acelerou o desenvolvimento de veículos sem emissão e de diversos serviços que farão o caminhão perder o protagonismo nos próximos anos A pós quatro anos paralisado pela pandemia de covid-19, no retorno do maior e mais tradicional salão de veículos comerciais do mundo, o IAA Transportation 2022, quase não se viu ou ouviu outra coisa: eletrificação e gestão foram as palavras-chave que do- minaram todas as exposições e conversas no evento. O IAA 2022 tornou realidade o que a última edição do evento, em 2018, ain - da tratava como futuro incerto para os caminhões. Nos 27 pavilhões do imenso centro de exposições de Hannover, Ale - manha, a eletrificação foi protagonista com a apresentação ou o lançamento de diversos produtos, de vans e caminhões urbanos a extrapesados sem emissões, movidos pela energia das baterias. Se alguns protótipos de caminhões elétricos abastecidos por células de hi- drogênio representavam, no IAA, o des- tino final da mobilidade sem emissões previsto para a segunda metade desta década na Europa, os modelos elétricos carregados na tomada já podiam até ser encomendados. Christian Levin, CEO global da Scania, disse que estava presenciando neste IAA “uma passagem definitiva para o trans -

RkJQdWJsaXNoZXIy NjI0NzM=