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103 AutoData | Outubro 2022 cita pneus como um dos componentes em falta na linha de produção. A CNH Industrial segue na mesma li- nha, afirma Wrubleski, mapeando como um dos principais entraves a questão da cadeia de fornecimento e logística: “O ce- nário global é muito incerto e ainda existe pressão enorme de custos na cadeia de suprimentos, e não sabemos até que pon- to o mercado continuará puxando com o atual patamar de preços e possíveis altas futuras. Mas conversamos com nossos fornecedores e nos estruturamos para conseguir atender às vendas crescentes no ano que vem”. Em 2022 a disponibilidade de com- ponentes já foi um problema para os fabricantes de máquinas agrícolas, que mesmo assim conseguiram elevar suas vendas em 23,6% no acumulado de janeiro a agosto, dado mais recente divulgado pela Anfavea, somando 42 mil 790 unida- des comercializadas, incluindo tratores e colheitadeiras. Os recursos disponíveis para financiar compra de máquinas no ano que vem também estão no radar, com expectativa de manutenção das linhas de crédito via Plano Safra, com foco nos pequenos e médios produtores e em juros subsidiados. Os grandes produtores já são atendidos pelos bancos privados, mas com taxas de Divulgação/AGCO juros de mercado, cenário que deverá se manter para 2023. As exportações de máquinas também deverão crescer no ano que vem, com alta moderada de um dígito porcentual esperada pelas duas empresas, expan- são que será puxada pela maior produção agrícola em países como Argentina, Chile e Paraguai, com projeção de crescimento relevante de suas safras. Com relação às projeções macroeco- nômicas as duas empresas utilizam os da- dos do Relatório Focus, do Banco Central, que projeta alta do PIB de 0,47% em 2023. MÁQUINAS DE CONSTRUÇÃO Já o segmento demáquinas rodoviárias de construção deve arrefecer o apetite recorde de 2022, com possibilidade de re- petir o mesmo volume ou cair levemente. É o que prevê ThiagoWrubleski, da CNH Industrial, baseado nas questões políticas do País, que em 2023 terá o primeiro ano de um novo governo, o que influencia in - vestimentos que aguardam liberação: “Se forem liberados temos espaço para cres- cer, mas o ano após as eleições costuma ser estável nesse mercado”. Em oito meses até agosto, dado mais recente, as vendas de máquinas rodoviá- rias somaram 25 mil 116 unidades, volume 33,3% superior ao registrado em igual perí- odo do ano passado, quando a expansão foi de quase 50% ante 2020. Para as marcas da CNH Industrial, Case e New Holland Construction, a ex- pectativa é de crescimento nas vendas e na produção, mesmo que o mercado não avance. O próprio agronegócio puxa parte dessa expansão, assim como o segmento de locação de máquinas e equipamentos e os investimentos realizados nas con- cessionárias em busca de crescimento orgânico. Para as exportações a projeção é de vo- lume estável em 2023, com possibilidade de leve crescimento. Desde 2021 países como Bolívia, Chile, Colômbia, Peru e Pa- raguai elevaram a demanda por máquinas de construção produzidas no Brasil.

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