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8 LENTES Agosto 2022 | AutoData Por Vicente Alessi, filho Sugestões, críticas, comentários, ofensas e assemelhados para esta coluna podem ser dirigidos para o e-mail vi@autodata.com.br Divulgação/VW FÊNIX CHAMADA VW GOL E todos se surpreendem quando o velho Gol, decano da indústria de automóveis no Brasil, o mais antigo produto da Volkswagen em plena atuação no mercado, torna-se, em julho, o carro mais vendido – mesmo já tendo sido anunciada sua resignação em favor de produto moderno e contemporâneo sob o nome de projeto Polo Track, um novo carro de entrada. Pois o Gol, velho de bons 42 anos, vendeu 11 mil 925 unidades no mês, deixando Fiat Strada em segundo lugar, com 10 mil 897. No acumulado do ano ocupa retumbante quinto lugar, com 35 mil 531 unidades contra 61 mil 942 da primeira colocada, a mesma Strada. Esta reação do Gol chamou a atenção de todos os analistas, e também de jornalistas curiosos, que buscaram entender que diabos o mercado pandêmico, e com falta de peças e de sistemas, dos quais o mais famosos são os semicondutores, quer dizer com isto: seria uma tendência ou apenas um momento? FÊNIX CHAMADA VW GOL 2 Provavelmente a estrutura de manufatura do Gol é mais simples, e certamente muito mais barata do que a de qualquer concorrente, e sua estrutura digital menos complexa, exigindo poucos itens em falta, como os tais semicondutores. Mais: ele, o Gol, ainda é um vitorioso no mundo de empresas frotistas e locadoras, responsáveis, no mesmo julho, pela metade das vendas diretas, faturadas pelas empresas fabricantes de veículos diretamente aos consumidores – e 81,3% das vendas do Gol foram exatamente nesta modalidade. Como lembrou a jornalista Lúcia Camargo Nunes em seu ViaDigital não se pode esquecer, também, a escalada da taxa Selic e as consequentes restrições ao crédito para a classe média, particularmente no que diz respeito ao CDC. Ou seja: não se trata de jabuticaba e sim de efeitos das circunstâncias dos tempos e da política econômica.,

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