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86 Junho 2022 | AutoData AGÊNCIA AUTODATA » NEGÓCIOS Por Márcio Stéfani Divulgação/Randon Marcopolo começará a produzir ônibus elétrico este ano BorgWarner investe em fábrica de baterias para elétricos em Piracicaba Randon testa sistema de tração elétrico e-Sys AMarcopolo está pre- parando suas linhas para iniciar a produção em sé- rie, até o fim deste ano, do ônibus 100% elétrico Attivi. Omodelo será ofe- recido em duas versões: completo, com chassi e carroceria produzidos pela própria empresa, ou somente o encarro- çamento de chassi de terceiros. Com 13,2 m de comprimento e capacidade para 89 passageiros sentados e em pé, o Marcopolo Attivi elétrico possui autonomia de cerca de 250 quilômetros e recarrega baterias em até quatro horas. Quatro veículos foram fabricados para testes e homologação, um deles foi colocado para rodar com a Su- zantur na área urbana de Santo André, SP, em trajeto curto e sem pas- sageiros. Também está sendo testado emCaxias do Sul, RS, onde o mo- delo é produzidoA Weg é fornece os motores elétricos de tração, inversores e motores auxiliares. As baterias são da chinesa CATL com montagem da Moura. A BorgWarner anunciou que construirá até o meio de 2023 uma fábrica de baterias para veículos elé- tricos em Piracicaba, SP, dentro de sua unidade que produz componentes para reposição e sistemas de injeção, integrada ao grupo após a compra da Delphi. A companhia adquiriu a fabricante alemã de baterias Akasol e vai utilizar sua tecnologia para produzir no Brasil. O objetivo é fornecer a modelos elétricos que serão fabricados na América do Sul e também para exportar. A BorgWarner não divulgou pormenores do projeto, como o tamanho da fábrica, a capacidade produtiva e as empresas que pretende atender. A Randon realizou a entrega de duas carretas da linha Hybrid R com sistema de tração auxiliar elétrico eSys, tecnologia desenvolvida pela Suspensys, uma das empresas do grupo. Um dos modelos, frigorífico, foi para a BRF, que realizará testes de campo com a Tombini por estradas nos estados de São Paulo, Santa Catarina e RioGrande do Sul. Ooutro semirreboque, um graneleiro, foi para a G10 Transportes, que fará deslo- camento de cargas do agronegócio no Paraná. No fim do ano passado a Copérdia, Cooperativa de Produção e Consumo Concórdia, já tinha feitos testes com gra- neleiro para transportar grãos de Santa Catarina ao Rio Grande do Sul. Os veículos serãomonitorados durante um mês para que se colete dados sobre redução de consumo de combustível promovida com a ajuda da tração elétrica: a economia pretendida é de 20%. Divulgação/Marcopolo

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