389-2022-06

8 LENTES Junho 2022 | AutoData Por Vicente Alessi, filho Sugestões, críticas, comentários, ofensas e assemelhados para esta coluna podem ser dirigidos para o e-mail vi@autodata.com.br Acervo pessoal QUANDO A POLUIÇÃO ERA A VILÃ A foto é de algum dia de junho de 2008, provavelmente o 25º, quando cumpri a promessa de apresentar Wolfgang Sauer a jovens jornalistas de AutoData. A cobrança deles era antiga e cessou, afinal, naquela quarta-feira, quando George Guimarães, Raquel Secco, Marcos Rozen, Décio Costa e eu passamos uma boa hora jogando conversa fora com Sauer falando de carros e da indústria que produz carros. De economia e de política. Foi no seu escritório, na rua Alexandre Dumas, em São Paulo. Ele desempenhou bem sua parte falando de carros e de economia e de política e demonstrou à farta porque é que, dele, se dizia que a fama precedia o charme do personagem. Falou, de raspão, daquela experiência que voltou ao noticiário no começo deste junho, catorze anos depois, na forma da Companhia Vale do Rio Cristalino. Ele nos garantiu que se sentiu vencido quando a matriz se decidiu pela venda do negócio, 140 mil hectares de terra para pasto, espaço para quase 120 mil cabeças de gado, em Santana do Araguaia, no Sul do Pará, para o Grupo Matsubara, por coisa de US$ 30 milhões. O projeto todo, disse ele, de megafazendas e um grande frigorífico que processaria tanta carne, teria sido “a redenção da região” pois produziria proteína para o Terceiro Mundo. QUANDO A POLUIÇÃO ERA A VILÃ 2 O Terceiro Mundo estava sempre presente nas falas de Sauer, que não entendia nossas – de muitos jornalistas – implicâncias com o projeto. A rigor ficamos definitivamente amigos durante viagem exatamente para a fazenda, em 1977, guiados por Mauro Forjaz, gerente de imprensa da Volkswagen, e na companhia de Marcelinho Bairão, que na época já trabalhava na revista Exame. Eu era repórter de Economia da Folha de S. Paulo. Lembro-me da presença de Admon Ganen, ex-dirigente do Banco do Brasil e diretor de Recursos Humanos da VW: foi dele a inconfidência a respeito do condenado sistema de freios da Variant 2...

RkJQdWJsaXNoZXIy NjI0NzM=