389-2022-06

54 Junho 2022 | AutoData MERCADO » ESTRATÉGIA rentes. Não vai, portanto, atacar a base do mercado: busca o consumidor mais exi- gente, disposto a pagar R$ 73 mil em um hatch 1.0 aspirado, com câmbio manual, mas com boa oferta de equipamentos. Traz de série, por exemplo, desde a versão Like, a central multimídia com tela de 10 polegadas e conexão sem fio via Apple CarPlay e Android Auto, luz diurna DRL no formato dente de sabre, o volante reduzido, computador de bordo. Na versão Style, considerada pela Peu - geot amais completa dentre os 1.0 à venda no Brasil, também inclui teto panorâmico, carregamento de smartphone por indução e rodas de 16 polegadas, mas o preço sobe para R$ 80 mil. Com a introdução da versão 1.0, se- gundo Daemon, o 208 passou a concorrer em 88% da faixa de mercado dos hatches B. O modelo só fica de fora – ao menos por enquanto – da faixa dos 1.0 turbo. E a solução para isso também está emBetim, onde desde o ano passado é produzido o motor GSE turbinado de 130 cavalos que equipa o Fiat Pulse. Daemon não falou em números, mas analisando o desempenho do 208 1.6 nos primeiros quatro meses do ano é possível imaginar em bom incremento de volume. As vendas somaram 7,9 mil unidades, um avanço de 155% sobre ja- neiro a abril de 2021. COM TOQUES DE FIAT Outro lançamento que agrega um pouco de Fiat ao portfólio Peugeot é o Partner Rapid. Ele e o Fiorino pouco se diferenciam: compartilham o motor 1.4, o tanque que proporciona autonomia de até 650 quilômetros, itens de segurança como assistente de partida em rampa, controle de tração e estabilidade, alerta de frenagemde emergência e capacidade de carga de até 650 quilos. Mas a Peugeot oferece uma versão pé-de-boi, sem ar-condicionado, trio elétrico e outros itens de conforto, que a Fiat descartou ao renovar o seu utili- tário. A opção Business, de entrada, sai por R$ 101 mil 390 e a Business Pack por R$ 106 mil 090, mesmo preço do Fiorino Endurance. O Partner Rapid abre a linha de fur- gões comerciais leves Peugeot, composta também por Expert e Boxer, nas versões de carga, e a e-Expert, elétrica. Assim a marca alcança do pequeno comerciante ao grande frotista. A empresa não acredita em competi- ção do Fiorino como Partner Rapid: julgam que o utilitário Peugeot atenderá desejos de clientes da marca que sentem falta do Partner do passado, que era importado da Argentina. E conquistará novos clientes, inclusive frotistas que já dispõem de uti- litários Peugeot em suas garagens.

RkJQdWJsaXNoZXIy NjI0NzM=