389-2022-06

34 Junho 2022 | AutoData MONTADORA » NACIONALIZAÇÃO N o horizonte dos próximos quatro anos a Great Wall Motor Brasil pre- tende pisar fundo no acelerador. Quer passar da condição de im- portadora, a partir do próximo semestre, para montadora de um SUV híbrido com partes importadas, em 2023, e se transfor- mar em fabricante de fato, com proces- sos industriais completos em sua fábrica de Iracemápolis, SP, e mais de 50% de conteúdo nacional, em quatro fases de nacionalização até 2026, quando termina o plano inicial de investimentos no País, de estimados R$ 4,7 bilhões a R$ 4,9 bilhões. O plano de nacionalização, que com- preende o período 2023-2024 (veja qua- Por Pedro Kutney e Soraia Abreu Pedrozo Great Wall quer 50% de conteúdo local em 2026 Nos próximos quatro anos empresa planeja produzir de três a cinco modelos híbridos na fábrica de Iracemápolis dro), foi divulgado pela primeira vez por Pedro Bentancourt, diretor de relações institucionais da GWM Brasil, durante o seminário Compras Automotivas, promo- vido por AutoData em maio. O executivo afirmou que a intenção da fabricante chi - nesa é usar ao máximo as potencialidades do parque de fornecedores no Brasil, em grande número instalados na mesma re- gião da fábrica de Iracemápolis – um dos motivos que pesou na decisão de comprar a planta da Mercedes-Benz no interior paulista, no fim de 2021. “A indústria de autopeças é basilar para os fabricantes de veículos no Brasil, foi o motivo principal que levou a Great Wall a Divulgação/GWM

RkJQdWJsaXNoZXIy NjI0NzM=