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12 FROM THE TOP » GUY RODRIGUEZ, NISSAN AMÉRICA DO SUL Junho 2022 | AutoData Entrevista a André Barros e a Pedro Kutney Confiança no crescimento D iante de baixos volumes e participação nas vendas de veículos inferior a 4% na América do Sul, causou desconfiança quando a Nissan anunciou, em abril, que pretende ser uma das três principais marcas de veículos da região. Guy Rodri- guez, que dirige as operações sul-americanas, esclarece: “Que- remos ser uma das três marcas mais vendidas nos segmentos em que participamos e ser, também, uma das mais lembradas”. Esclarecido o ponto, Rodriguez mostra uma entusiasmada con- fiança no crescimento da Nissan naAmérica do Sul. Ele destaca que os resultados começarão a apare- cer em breve, após lançamentos ainda este ano e a adoção de dois turnos de produção na Argentina, dentro do complexo da Renault emCórdoba, onde é feita a picape Frontier, e no Brasil, na fábrica de Resende, RJ, que hoje só produz o SUV compacto Kicks. Recentemente a Nissan anun- ciou que até 2025 investirá US$ 250 milhões na planta brasileira. Rodriguez não diz muito a res- peito, mas deixa escapar que “é um investimento importante, para um produto importante”. Ou seja, há novidades no horizonte. Como garante o executivo “a aceitação da marca é cada vez maior e con- tinuaremos a investir”. Nesta entrevista exclusiva Guy Rodriguez fala sobre o que ele considera ser o bom momento atual da Nissan na região sob sua coordenação e relata alguns pla- nos para o futuro próximo. Confira os principais trechos da conversa. Na década passada a Nissan passou por período de crescimento na América do Sul, patrocinouos JogosOlímpicos doRio de Janeiro em 2016, lançou o SUV com- pacto Kicks. Mas depois veio a pandemia e com ela a retração dos resultados, a produção na fábrica de Resende foi re- duzida a um só turno e a um só carro. Qual balanço o senhor faz desses anos e quais são as perspectivas? Estávamos indo bem, mas a pandemia nos obrigou a fazer ajustes, reduzimos a produção em Resende para um turno. Mas estamosmuito contentes como que está acontecendo agora no Brasil e na América do Sul. Em2021 voltamos a cres- cer, os volumes aumentaram 19% sobre 2020 quando somamos Brasil, Argentina, Chile e Peru. Conquistamos participação de mercado de 4% na região, 1,3 ponto acima do ano anterior. Isso mostra que apesar de todas as dificuldades de logís - tica e falta de semicondutores a Nissan cresceu. No Brasil a Frontier obteve re- corde de vendas, lançamos o novo Kicks no começo de 2021. Em abril reabrimos o segundo turno em Resende e comu- nicamos omesmo para Santa Isabel [em Córdoba, Argentina], que terão dois tur- nos em julho ou agosto para aumentar a produção da Frontier. Assimcresceremos, porque teremos mais volumes disponí- veis da picape e do Kicks. Também te- remos novidades, mais um produto que lançaremos no curto prazo, produzido fora da América do Sul. Tudo isso nos dá uma visão clara de que seremos uma das três marcas mais importantes da região.

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