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64 Abril 2022 | AutoData ESPECIAL AUTODATA 30 ANOS » CAMINHÕES E REBOCADOS 2004 2005 2006 2007 2008 2009 2010 2011 2012 2013 2014 2015 2016 2017 2018 2019 2020 2021 Implementos rodoviários: licenciamento. Em unidades 83 816 74 596 80 808 103 069 131 201 115 107 170 283 190 823 160 414 177 091 159 870 88 318 61 995 60 491 90 193 120 962 121 879 162 674 Primeiro ano disponível Fonte: Anfir no volume. Com o aumento da produção agrícola a situação inverteu-se em 2019, elevando a representatividade dos rebo- ques e semirreboques, que chegaram a 55% no ano passado. De acordo comdados da entidade a frota atual de implementos é de 1,3 milhão de unidades, com idade média estimada de 10 a 13 anos. José Carlos Spricigo, presidente daAnfir, entende que o desenvolvimento tecno- lógico do setor pode ser comparado ao patamar das principais marcas mundiais. Pondera que, no Brasil, mudamas exigên- cias do equipamento frente à infraestrutura ofertada. Também assinala a diferença de peso, pois no Exterior é maior o uso do alumínio, bemcomo é diferente o processo de fabricação. “Por aqui usamos solda, alguns países já adotamparafusos. Temos alguma diferença na comparação comEuropa e Estados Uni- dos. Com relação aos demais continentes estamos bem à frente.” Para ele o maior desafio é melhorar as condições das estradas, aumentando os quilômetros pavimentados da malha vi- ária: “Ainda trabalhamos sobre rotas que exigemmuito do implemento, reduzindo a possibilidade de oferecermos tecnologias mais avançadas e menor peso”. Tambémentende que os embarcadores devam exigir dos prestadores de serviços melhores condições de produto e avan- çar em temas como conectividade para acompanhamento da carga transportada bem como para reduzir riscos de perdas e roubos. Boa parte das tecnologias introduzidas nos implementos tiveram origem em le- gislações, como ABS, EBS, para-choque

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