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63 AutoData | Abril 2022 133 739 163 757 120 994 189 933 223 062 133 403 187 002 139 965 74 062 60 482 83 044 105 534 113 476 90 956 158 810 98 585 122 287 109 827 157 507 172 870 139 174 154 576 137 055 71 652 50 560 51 943 76 003 101 335 89 678 128 679 2007 2008 2009 2010 2011 2012 2013 2014 2015 2016 2017 2018 2019 2020 2021 nação de recursos significativos, com retor - no demorado diante dos baixos volumes. Mesmo com estas dificuldades sustenta que as tecnologias aqui oferecidas são praticamente as mesmas usadas nos Es- tados Unidos, Europa eÁsia, àmedida que projetos, emgeral, são globais: “Temos de derrubarmitos, como o de que a tecnologia que roda lá fora temcondições de funcionar aqui. Elas precisam de adaptações, como ocorre comas que exportamos para outros países. Além disso existem situações em que a lei local dificulta a adoção de avanços que vêm de fora”. Ele projeta que no próximo ano, no tar- dar em 2024, as tecnologias locais estarão nos padrões dos grandes mercados. E demonstra preocupação coma dispo- nibilidade da tecnologia 5G para garantir a conectividade que todo omercado almeja: “Sem redes emmuitos locais, ao contrário dos grandesmercados, teremos problemas com alguns avanços, como, por exemplo, garantir a conectividade que todos espe- ram ter disponível. Os clientes conhecem as novidades no Exterior e pedem sua in- corporação nos caminhões locais”. PRODUÇÃO GENUINAMENTE NACIONAL Diferentemente do mercado de cami- nhões, dominado por empresas majorita- riamente multinacionais, a produção de implementos rodoviários é genuinamente nacional e comunidades produtoras espa- lhadas por dezesseis estados. Amaioria das fabricantes é de pequeno porte, comcerca de 75% a 80% da produção concentrada em cinco grandes marcas. A entidade representativa do setor, a Anfir, tem dados estatísticos de empla - camentos a partir de 2004, quando foram entregues 84 mil unidades. Em 2021 o nú- mero subiu para 163 mil, aumento de 94%. De 2004 a 2018 prevaleceu o domínio dos modelos de chassi sobre carroceria, que tinham participação média de 60% a 65%

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