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62 Abril 2022 | AutoData ESPECIAL AUTODATA 30 ANOS » CAMINHÕES E REBOCADOS 30 960 45 382 66 019 70 073 48 022 63 414 63 264 55 194 71 114 77 251 68 354 77 785 104 792 112 291 103 292 25 659 38 383 52 349 58 734 42 134 54 931 52 768 50 665 69 209 73 517 65 680 65 692 81 484 79 533 75 971 1992 1993 1994 1995 1996 1997 1998 1999 2000 2001 2002 2003 2004 2005 2006 Caminhões: produção e licenciamento. Em unidades Produção Licenciamento de concessionários, bancos, empresas fi - nanceiras e frotistas. MIGRAÇÃO DE SEGMENTOS Um segundo movimento que mexeu fortemente com o mercado foi a migra- ção das vendas de modelos médios para os pesados e extra pesados, resultado da forte expansão do agronegócio. Os mode- los dobraram a participação, de 35% para perto de 70%. Na outra ponta foi registrado movimento similar comos modelos leves, acima de 3,5 toneladas, para atender ao crescimento do e-commerce. Para Saltini “são situações que mudaram o perfil do mercado, tornando o transportador mais profissional e exigente por tecnologias para fazer frente ao atendimento dos projetos em logística e centros de distribuição. A frota conectada passou a ser condição imprescindível”. Aagregação de tecnologias como Euro 5 e, para o que vem, do Euro 6, deman- dadas por legislações federais, se alinha aosmovimentos de redução das emissões e busca de melhorias ambientais, exigin- do motores mais sofisticados e diesel de melhor qualidade. Os indicadores de 13 mil ppm, toleráveis em 2000, caíram para atuais 500 ppme devem seguir emqueda com o Euro 6. No aspecto ambiental o ca- minhão elétrico temavançado rapidamen- te no segmento de leves para atender ao transporte urbano e de pequenos volumes. A segurança veicular também temexigido avanços, com incorporação do sistema de freios comABS e controle diversos, como de estabilidade, de faixas e de reconheci- mento de pedestres. Outras novidades tecnológicas são de- mandadas pelo própriomercado ou desen- volvidas pelas empresas ou por suas for- necesoras. Algumas tornam-se exigência legal e outras obrigatórias por decisão dos transportadores no momento da compra. Nestes casos destacam-se a telemetria e a conectividade, que asseguramaos clientes o acompanhamento em tempo real das condições de uso do seu ativo, inclusive quando emmanutenção nas concessioná- rias. De iniciativa demarcas emergem, por exemplo, a substituição dos espelhos re- trovisores pelas câmaras internas, as rodas de alumínio e os câmbios automatizados. Saltini destaca que o desenvolvimento das tecnologias demanda tempo e desti-

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