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61 AutoData | Abril 2022 des, caiu 20% em função de antecipação de compras. Nos anos 90 a média anual era da or- dem 55 mil unidades, subindo para 85 mil na década de 2000 e para 110 mil nos dez períodos seguintes, que vem se manten- do nos dois mais recentes. Em comum nos três períodos estão os altos e baixos do mercado. Em 2016, por exemplo, os licenciamentos de pouco mais de 50 mil se igualaramao resultado de 1999. Ou o de 2017, de 51 mil, abaixo das 52 mil unidades de 1994. Pelos dados daAnfavea a frota de caminhões avançou 80% de 2000 a 2021, passando de 1 milhão 141 mil para mais de 2 milhões. Mesmo com as incertezas domercado as empresas instaladas elevarama capaci- dade de produção, ao mesmo tempo em que novas chegavam ao País. Casos da Iveco, DAF, Caoa e, mais recentemente, Foton e Jac. Em paralelo, International e Ford, que estavam naquela lista das sete primeiras, deixaram o mercado de caminhões, en- quanto outras tentaram, sem êxito, se ins- talar por aqui, como Shacman e Sinotruck, da China. Única genuinamente nacional aAgrale, embora comnúmeros poucos representati- vos, ainda segue nomercado e completará quatro décadas neste 2022. Criado em 2012, com vigência para 2013 a 2017, o Inovar-Auto, Programa de Incentivo à Inovação Tecnológica e Aden- samento da Cadeia Produtiva de Veículos Automotores, acelerou o desenvolvimento de tecnologias no segmento. O objetivo do regime foi o de criar condições para o aumento de competitividade no setor, produzir veículos mais econômicos e se- guros, investir na cadeia de fornecedores, emengenharia, tecnologia industrial básica, pesquisa e desenvolvimento e capacita- ção. Para Saltini o regime trouxe avanços importantes para o setor. O mais recente movimento é a institui- ção do Programa Renovar por meio da MP 1 112, publicada no início de abril pelo Diário Oficial da União inicialmente para cami - nhões, ônibus e implementos rodoviários. Pormeio de umaplicativo que centralizará todo o programa, o proprietário de umve- ículo pesado com mais de trinta anos de uso poderá entregá-lo para reciclagem e receber o valor de mercado mais o da sucata. E se quiser adquirir umveículomais novo poderá ter benefícios de outros atores integrados ao programa, como governos estaduais e municipais, fabricantes, rede 1998 2007 2009 2011 2015 2016 2021 Pneus extralargos Iluminação e sinalização Protetor lateral ABS Amarração de cargas Sistema ESC Quarto eixo Para-choque Sistema de basculamento Sistema de freios Alguns avanços tecnológicos em implementos nas últimas três décadas

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