387-2022-04

60 Abril 2022 | AutoData ESPECIAL AUTODATA 30 ANOS » CAMINHÕES E REBOCADOS O primeiro registro estatístico da pro- dução e do mercado interno de ca- minhões data de 1957. Naquele ano, de acordo com a Anfavea, as sete marcas então existentes, das quais quatro ainda ativas, montaram 16 mil unidades, enquanto omercado consumiu 18mil. Um salto de 35 anos, para 1992, indica que a produção cresceu 90%, para 31 mil cami- nhões, e os licenciamentos 42%, para 26mil. Umnovo salto de trinta anos, para 2021. As expansões, nos mesmos indicadores, foram na ordemde 400%, chegando a 159 mil e 130 mil caminhões. Mas houve anos aindamelhores, como 2011, como histórico recorde de 223 mil unidades montadas e 173 mil licenciadas. A barreira das 100 mil unidades produ- zidas foi rompida em 2004 e a de licen- ciamentos em 2008. Os dois indicadores retornaram abaixo do patamar em 2015 por causa da crise econômica e política que espichou suas garras até 2017 e 2018, quando o setor retomou a curva ascen- dente, ainda que frágil, com altos e baixos. Marco Antônio Saltini, vice-presidente da Anfavea, recorda a queda de 2012, pro- duzida não por crise de mercado mas por aspectos tecnológicos, com a introdução da norma de emissões Euro 5. O volume recorde do ano anterior, de 173 mil unida- Por Roberto Hunoff Sobe e desce das estradas e do mercado Frota estimada de caminhões rodando pelo Brasil já passa de dois milhões. Somados altos e baixos em 30 anos segmento elevou vendas em mais de 400%.

RkJQdWJsaXNoZXIy NjI0NzM=