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57 AutoData | Abril 2022 Ele ainda acredita que “seria um des - perdício não aproveitar a capacidade que temos emdesenvolvermotores a combus- tão eficientes com uso de biocombustível e em combinação com eletrificação. Há muitas oportunidades de evolução nessa área”. Já existem alguns estímulos da legis - lação brasileira para aumentar a eficiência de motores flex. O conjunto de obrigações e incentivos previstos no programa Rota 2030, editado em 2018 e válido até 2032, prevê a concessão de bônus para atingir metas de eficiência energética aos fabri - cantes que conseguirem reduzir o con- sumo de carros usando 100% de etanol, baixando a diferença atual de consumo de 30% maior com relação à gasolina. Existe de fato espaço para evoluir, com oportunidades de aumentar a eficiência do etanol e do motor bicombustível, para reduzir consumo e emissões, além de de - senvolver alianças com a eletrificação, na forma de veículos híbridos flex. Pelo lado do etanol a redução do teor de água, hoje de até 7%, poderia tornar o biocombustível de 2% a 5%mais econômi - co, diminuindo a diferença para a gasoli - na. Contudo isso encareceria a produção do etanol: é preciso fazer muitas contas para saber se os ganhos compensariam os custos maiores. Pelo lado do motor flex muitas me - lhorias podem ser feitas para aumentar a eficiência, como adoção de novos siste - mas inteligentes de comando de válvulas, mudanças na relação de injeção ar/com - Divulgação/Volvo Divulgação/Nissan

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