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50 Abril 2022 | AutoData HISTÓRIA » FLEX FUEL 3,2 Participação dos modelos flex fuel nas vendas de automóveis em % 2003 2004 2005 2006 2007 2008 2009 2010 2011 2012 2013 2014 2015 2016 2017 2018 2019 2020 2021 Fonte: Anfavea ceu por causa da crise do petróleo e esse tema sempre revisita o nosso cotidiano, como agora, com a guerra na Ucrânia elevando os preços do petróleo e seus combustíveis derivados.” De acordo comele “é cômodo parar no posto e escolher gasolina ou etanol, mas nos esquecemos da vantagem que isso representa diante de crises como a atual. O uso de biocombustíveis é uma conquista brasileira e precisamos evoluir nisso”. Antes da distorção causada pela pan- demia de covid-19, em 2019 os carros bra- sileiros flex consumiram 22,5 bilhões de litros de etanol hidratado, o equivalente a 37% do consumo total de veículos leves no País. Embora o potencial seja bem maior nunca se consumiu tanto biocombustível no País: o volume atual é o dobro dos 11,5 bilhões de litros de álcool de cana desti- lados no Brasil em 2001. Os veículos bicombustível estão con- sumindo mais gasolina do que etanol, porque na maior parte do País é mais vantajoso abastecer com o combustível fóssil, que é mais caro, mas em média 30% mais econômico no consumo. A es- timativa é que apenas de 30% a 35% dos proprietários de carros flex usem o E100. Mesmo assim o volume consumido está aumentando emparalelo como cres- cimento da frota flexível. O Brasil é, hoje, o segundo maior produtor de etanol do mundo, com produção que gira ao redor de 30 bilhões a 32 bilhões de litros/ano. O País fica atrás dos Estados Unidos, que produz perto de 60 bilhões de litros/ano extraídos em sua maior parte do milho, mas que aplica quase tudo em mistura 81,7 21,2 87,9 52,3 90,3 91,4 90,0 87,0 91,0 93,2 92,6 92,3 93,2 93,7 93,7 93,9 92,2 90,6

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