387-2022-04

46 Abril 2022 | AutoData MERCADO » PREÇOS Os preços dos dez mais vendidos* Comerciais leves 1º. 3º. 5º. 7º. 9º. 2º. 4º. 6º. 8º. 10º. Strada Fiorino Hilux L200 Frontier Toro Ranger S10 Oroch Master 21 693 4 967 9 488 2 715 2 149 10 990 3 010 5 561 2 221 1 772 R$ 89 298 a R$ 114 514 R$ 100 869 (versão única) R$ 217 050 a R$ 320 090 R$ 215 990 a R$ 301 990 R$ 231 890 a R$ 308 390 R$ 135 019 a R$ 203 012 R$ 209 320 a R$ 313 590 R$ 219 240 a R$ 294 050 R$ 108 000 a R$ 110 000 R$ 187 600 a R$ 284 113 preço base de tabela abaixo dos seis dí- gitos: Argo, Cronos, Mobi, Strada e Pulse. A Chevrolet tem três, Onix, Onix Plus e Spin, assim como a Renault, com Kwid, Logan e Sandero, e a Volkswagen com Gol, Voyage e Polo, sendo que os dois primeiros estão com os dias contados. E é só o que há para quem temmenos de R$ 100 mil para gastar com um 0 KM. E isso mesmo com a redução temporária de IPI promovida pelo governo federal. O efeito é potencializado também pelo aumento dos juros: para quem vai finan - ciar um veículo, assim, os valores ficam ainda mais elevados, tanto no preço de tabela quanto nas parcelas. Segundo a B3 os financiamentos de veículos caíram 11% no primeiro bimestre na comparação com o mesmo período de 2021. MAIS MOTOS DO QUE CARROS E assim mais uma distorção de mer- cado dá as caras: em março foram em- placados 108 mil automóveis e 110 mil motocicletas, de acordo com o Renavam divulgado pela Fenabrave. Ou seja: os brasileiros compraram mais motos do que carros no último mês. O presidente da entidade, José Maurí- cio Andreta Jr., considerou este fenômeno atípico e justificado pelos preços elevados dos automóveis novos, além do reforço na adoção da moto como ferramenta de trabalho e meio de transporte individual, reflexos da pandemia e dos sucessivos e violentos aumentos dos preços dos combustíveis. E isso mesmo ele entendendo que “a vida do comprador de motocicleta não é fácil”, pois “enquanto em automóveis sete a cada dez fichas de financiamento são aprovadas nas motos são três para dez”. Ampliando um pouco o quadro a vida do comprador de veículos 0 KM não está fácil de uma forma geral. Exceto, claro, para aquele que pode comprar o equi- valente atual de um belo Monza. de mercado que chega quase a chocar: marcas como Citroën, Ford, Honda, Jeep, Kia e Mitsubishi não têm absolutamente nenhummodelo em oferta no Brasil abai- xo de R$ 100 mil – na Ford, aliás, que até outro dia vendia Ka, o modelo mais barato hoje não sai por menos de R$ 200 mil. E não estamos falando de marcas que atuam exclusivamente no segmento de luxo como Audi, BMW, Mercedes-Benz, Mini e Volvo, por exemplo. E mesmo nas que têm ofertas de mo- delos abaixo de R$ 100 mil as opções são poucas. ACaoa Chery tem só o Tiggo 2, prestes a sair de linha, a Hyundai apenas HB20 e o HB20S, a Nissan só o Versa, a Peugeot o 208 e a Toyota o Yaris, e neste caso ainda por muito pouco, na faixa de próxima de R$ 95 mil. A Fiat é a marca commais opções com * Vendas no período janeiro a março. Fonte: Fenabrave e KBB. Os valores se referem ao preço base das versões de entrada e topo de linha ao fim de março.

RkJQdWJsaXNoZXIy NjI0NzM=