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44 Abril 2022 | AutoData MERCADO » PREÇOS N ão resta a menor dúvida: o mercado interno, no Brasil, deixou de ter no preço um de seus principais bali- zadores, como ocorria, por exem- plo, na época dos veículos populares, que graças a benesses específicas como menores impostos chegaram a dominar 70% da comercialização de automóveis no começo desse século. O cenário hoje é mercadologicamen- te mais parecido com o de meados dos anos 80, quando o Chevrolet Monza, um modelo médio e de luxo para os padrões da época, foi o carro mais vendido por três Por Marcos Rozen O efeito Monza Nem a redução do IPI ajudou: mercado brasileiro claramente deixou de lado o pilar preço como um de seus balizadores de resultado. anos seguidos, 1984 a 1986, desbancando ninguém menos do que o Fusca, então líder do ranking por 21 anos. O que aconteceu ali foi uma profunda crise que combinou baixo ou nenhum crescimento econômico, inflação, câmbio e desemprego em disparada e mudanças políticas profundas com tamanha energia que o mercado de 0 KM simplesmente expulsou quem tinha menos dinheiro e optaria por ummodelo de entrada, como um Fusca. Este segmento ficou tão escas - so a ponto de se tornar inviável, e então quem comprava um veículo novo, ali, Divulgação/Chevrolet

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