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27 AutoData | Abril 2022 em capacidade e eficiência. Acredito que juntos possamos atingir volumes maio- res de exportação, mas a nossa cadeia de fornecimento precisa confiar e arriscar um pouco mais”. Atualmente a Mercedes-Benz trabalha commédia de 70% de nacionalização, com expectativa de avançar mais 5% até 2023. Depois de pausa para o café tomou lu- gar no palcovirtual Ciro Possobom, COOda Volkswagen do Brasil e vice-presidente de finanças e estratégias deTI daVolkswagen Região América do Sul. Ele disse que a Volkswagen segue como seu planejamen- to de modernizar a fábrica de Taubaté, SP, iniciado este trimestre, para lançar, em2023, nova família de compactos do projeto Polo Track, sobre a plataforma MQB. Também integramos planos o avanço na descarbo- nização com a inauguração do Centro de P&D de Biocombustíveis, emSão Bernardo do Campo, SP, aguardada para setembro, tudo parte do ciclo de investimentos de R$ 7 bilhões anunciado no ano passado e que se estenderá até 2026. Ele revelou que a expectativa da em- presa para omercado de automóveis leves este ano era de 2,1 milhões de unidades, alta de 8%, mas que agora há dúvidas quan - to a esse possível resultado uma vez que os impactos da guerra na Ucrânia ainda serão conhecidos e avaliados. Possobom ainda lembrou que a VW foi a primeira a lançar um carro flex fuel e que o plano da empresa é seguir como pioneira: “Vemos grandes oportunidades de vender veículos, motores e até mesmo tecnologia envolvendo o etanol. Se com- parado à gasolina ele gera 90% menos de CO2. Mercados como Índia, Colômbia e o Norte da África têm interesse”. Para fechar o segundo dia veioOswaldo Ramos, COOda GreatWall. Ele afirmou que o sistema de venda tradicional, com base em ampla rede de concessionárias, não será adotado para distribuição dos seus modelos no País: “A GWM estuda há doze anos o mer- cado brasileiro. Nossas pesquisas indicam que 54% dos entrevistados desejam um carro por assinatura e em torno de 30% nem têm ideia do que isso significa. Por isso tomamos a decisão de não adotarmos as concessionárias tradicionais, embora pre- tendamos cobrir 100% do território nacional: fecharemos acordos com trinta grupos,

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